Especial: Minhas apostas finais para o Oscar 2012!

Em poucas horas acontece o Oscar 2012, o evento que todos os cinéfilos estão esperando. Num ano com várias categorias bem disputadas e gigantes como Scorsese, Woody Allen e Terrence Mallick competindo, foi difícil fazerem apostas e não tenho plena certeza de várias categorias, principalmente entre as principais.

Bem, sem mais enrolação e antes tarde do que nunca, aí vão minhas apostas finais ao Oscar 2012!

Melhor Filme
Os Descendentes
A Árvore da Vida
Histórias Cruzadas
A Invenção de Hugo Cabret
O Homem Que Mudou o Jogo
Cavalo de Guerra
O Artista
Meia-Noite em Paris
Tão Perto e Tão Forte

Quem vai ganhar: O Artista
Quem merece ganhar: O Artista, A Árvore da Vida, Hugo Cabret, Meia-Noite em Paris… foi um ótimo ano
Para quem estou torcendo: Os mesmos que citei acima
O que devia estar aí: Millenium (mancada inexplicável da Academia) e As Aventuras de Tintin (se é pra indicar um filme do Spielberg…)
O que NÃO devia estar aí: Cavalo de Guerra, que é fraquíssimo e Histórias Cruzadas, que é muito bom, mas não merece tanto prestígio. E quem já viu Tão Perto e Tão Forte diz que essa indicação é absurda.

Melhor Diretor 
Woody Allen – Meia-Noite em Paris
Terrence Malick – A Árvore da Vida
Alexander Payne – Os Descendentes
Michel Hazanavicius – O Artista
Martin Scorsese – A Invenção de Hugo Cabret

Quem vai ganhar: Michel Hazanavicius – O Artista (mas ainda acredito em Scorsese…)
Quem merece ganhar: Hazanavicius, Scorsese e Mallick… foi um bom ano.²
Para quem estou torcendo: Hazanavicius, Scorsese e Mallick. Nada contra Woody Allen, mas acho que em Direção, esses três foram incomparáveis.
Quem devia estar aí: DAVID FINCHER!!! E Spielberg por Tintin
Quem NÃO devia estar aí: Nada contra ninguém aí…

Melhor Ator
George Clooney – Os Descendentes
Brad Pitt – O Homem Que Mudou o Jogo
Jean Dujardin – O Artista
Demián Bichir – A Better Life
Gary Oldman – O Espião que Sabia Demais

Quem vai ganhar: Jean Dujardin. Merecia ganhar só pelo carisma, mas sua atuação é arrebatadora. Quem merece ganhar: Gary Oldman. Tem um currículo simplesmente invejável e essa é a sua primeira (e merecidíssima) indicação. Dujardin e Clooney também merecem, mas eu daria o prêmio pro Oldman.
Para quem estou torcendo: Jean Dujardin e Gary Oldman
Quem devia estar aí: Michael Fassbender, pelo seu trabalho em Shame. Ninguém entendeu a esnobada.
O que NÃO devia estar aí: Não vi A Better Life, mas dos outros, todos mereceram.

Melhor Atriz
Glenn Close – Albert Nobbs
Viola Davis – Histórias Cruzadas
Rooney Mara – Millennium – Os Homens que Não Amavam as Mulheres
Meryl Streep – A Dama de Ferro
Michelle Williams – Sete Dias com Marilyn

Quem vai ganhar: Meryl Streep. Mas Viola Davis tem chances. E Michelle Williams tem grandes chances de levar também. Sério, categoria mais disputada do Oscar em vários anos. Bem, aposto em Meryl Streep, por ser indicada quase todo ano e não ganhar há 30 anos. Além da sua atuação ser a única coisa realmente fantástica num filme devia, mas não foi a mesma coisa.
Quem merece ganhar: Me abstenho com Michelle Williams pois não vi o filme, mas salvo isso, todas elas merecem, sinceramente.
Para quem estou torcendo: Rooney Mara, ainda que ela seja a indicada correndo por fora.
Quem devia estar aí: Kirsten Dunst, pelo seu trabalho incrível em Melancolia e Tilda Swinton, que era aposta certa de muita gente pelo seu trabalho em Precisamos Falar Sobre o Kevin
Quem NÃO devia estar aí: Ninguém, todas merecem.

Melhor Ator Coadjuvante
Kenneth Branagh -Sete Dias com Marilyn
Christopher Plummer – Toda Forma de Amor
Max Von Sidow – Tão Perto e Tão Forte
Jonah Hill – O Homem Que Mudou o Jogo
Nick Nolte – Guerreiro

Quem vai ganhar: Christopher Plummer, tanto pela atuação quanto pela conjunto da obra, que até hoje não foi reconhecido.
Quem merece ganhar: Christopher Plummer
Para quem estou torcendo: Christopher Plummer
Quem devia estar aí: Meu lado fã de Harry Potter diz que eu devia citar o Alan Rickman aqui, mas sei lá… seria esquisito.
Quem NÃO devia estar aí: Jonah Hill fez um ótimo trabalho, mas não sei se merecia tanto…

Melhor Atriz Coadjuvante
Bérénice Bejo – O Artista
Jessica Chastain – Histórias Cruzadas
Janet McTeer – Albert Nobbs
Octavia Spencer – Histórias Cruzadas
Melissa McCarthy – Missão Madrinha de Casamento

Quem vai ganhar: Octavia Spencer… o que é uma pena
Quem merece ganhar: Jessica Chastain, mais pelo seu trabalho em 2011 do que pelo filme em si. E Bérènice Bejo.
Para quem estou torcendo: Jessica Chastain e Bérènice Bejo
Quem devia estar aí: Não sei se Charlotte Chainsbourg entraria como coadjuvante em Melancolia, mas se sim, era quem merecia estar aí.
Quem NÃO devia estar aí: A vencedora. Spencer não está ruim no filme, mas daí a ser indicada ao Oscar é um abismo.

Melhor Roteiro Adaptado
A Invenção de Hugo Cabret
Tudo pelo Poder
Os Descendentes
O Espião que Sabia Demais
O Homem Que Mudou o Jogo

Quem vai ganhar: Os Descendentes. O filme foi indicado em três das categorias principais (além dessa) e deve ser premiado aqui. Mas também vou com uma alternativa, com O Homem Que Mudou o Jogo.
Quem merece ganhar: O Espião que Sabia Demais, sem pensar duas vezes.
Para quem estou torcendo: O Espião que Sabia Demais.
O que devia estar aí: Mesmo pecado de Melhor Diretor, merece caixa alta também: MILLENIUM – OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES!!
O que NÃO devia estar aí: Todos mereceram.

Melhor Roteiro Original
Meia-Noite em Paris
O Artista
Margin Call – O Dia Antes do Fim
Missão Madrinha de Casamento
A Separação

Quem vai e merece ganhar e para quem estou torcendo:
Meia-Noite em Paris. Passou da hora de Woody Allen levar mais um Oscar né.
O que devia estar aí: A Árvore da Vida. Achei até estranho ter sido lembrado em Filme e Diretor e esnobado aqui.
O que NÃO devia estar aí: Todos merecem. Sim, até Bridesmaids (cujo nome nacional envolve casamento, é bizarro e eu não vou reescrever)

Melhor Animação
Gato de Botas
Kung Fu Panda 2
Rango
Um Gato em Paris
Chico & Rita

Quem vai e merece ganhar: Rango, sem maiores discussões.
Para quem estou torcendo: Rango e Kung Fu Panda 2
O que devia estar aí: Há uma discussão se Tintin é considerado animação, mas como não existe Melhor Filme em Motion-Capture, ele podia ter entrado aqui.
O que NÃO devia estar aí: Gato de Botas. Se era pra indicar esse, que indicassem Carros 2 também.

Melhor Trilha Sonora Original
As Aventuras de Tintim
O Artista
O Espião que Sabia Demais
A Invenção de Hugo Cabret
Cavalo de Guerra

Quem vai ganhar: O Artista, peloamordedeus.
Quem merece ganhar: Fora Cavalo de Guerra, todas merecem. Mas O Artista merece muito a vitória.
Para quem estou torcendo: Tintin, só por ter que escolher um. Adoro todos os indicados (menos Cavalo de Guerra…)
O que devia estar aí: Ouça a versão de “Immigrant Song” de Trent Reznor e Atticus Ross. Agora, você vai gritar comigo quem faltou nessa categoria: MILLENIUM!!! E Harry Potter 7.2, também merecia ao menos a indicação.
O que NÃO devia estar aí: Cavalo de Guerra. A Academia deve ser bem fácil de agradar, porque indicar um dos trabalhos mais preguiçosos de John Williams foi algo inexplicável.

Melhor Canção Original
“Man or Muppet” – Os Muppets
“Real in Rio” – Rio

Quem vai ganhar: “Man or Muppet”. Muppets já é praticamente parte da cultura americana e isso deve prevalecer, o que é uma pena, porque por mais que eu não goste de Carlinhos Brown, “Real in Rio” é belíssima. Chega a ser irônico, uma música de personagens tipicamente americanos competindo com uma música que transborda a cultura brasileira.
Quem merece ganhar: Se “Life’s a Happy Song” tivesse sido indicada, seria ela. Como não rolou, “Real in Rio”. Apesar da música dos Muppets ser ótima.
Para quem estou torcendo: Não tenho muita escolha e as duas são muito boas.
O que devia estar aí: “Life’s a Happy Song”, melhor música de Os Muppets. < strong>O que NÃO devia estar aí: Não me atrevo a tirar um indicado de uma categoria que só tem dois, haha.

Melhor Fotografia
Millennium – Os Homens que Não Amavam as Mulheres
O Artista
A Invenção de Hugo Cabret
A Árvore da Vida
Cavalo de Guerra

Quem vai ganhar: A Árvore da Vida, que ganhou todo tipo de prêmio na categoria até agora.
Quem merece ganhar: A Árvore da Vida
Para quem estou torcendo: A Árvore da Vida e Hugo Cabret
O que devia estar aí: Harry Potter 7.2 talvez. Mas nem tanto…
O que NÃO devia estar aí: Cavalo de Guerra. A fotografia tem momentos belíssimos… mas também tem Chroma-keys difíceis de relevar.

Melhor Montagem
Os Descendentes
O Artista
A Invenção de Hugo Cabret
O Homem Que Mudou o Jogo
Millennium – Os Homens que Não Amavam as Mulheres

Quem vai ganhar: O Artista. Mais porque precisa ser “o filme vencedor de X Oscar, incluindo Melhor Filme” do que qualquer outra coisa.
Quem merecia ganhar: Millenium
Para quem estou torcendo: Millenium e Hugo Cabret
O que devia estar aí: A Árvore da Vida e Tintin
O que NÃO devia estar aí: Os Descendentes

Melhores Efeitos Visuais
Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2
A Invenção de Hugo Cabret
Gigantes de Aço
Planeta dos Macacos – A Origem
Transformers: O Lado Oculto da Lua

Quem vai ganhar: Planeta dos Macacos – A Origem (mas não me surpreenderia com uma vitória de Hugo Cabret ou Harry Potter 7.2)
Quem merecia ganhar: Os três citados acima merecem
Para quem estou torcendo: Novamente, se um desses três levar, ficarei feliz
O que devia estar aí: Super 8, talvez
O que NÃO devia estar aí: Gigantes de Aço ficou sobrando, convenhamos. E tenho minhas opiniões sobre Transformers, mas tenho que ser rápido aqui.

Melhor Figurino
Anônimo
O Artista
A Invenção de Hugo Cabret
Jane Eyre
W.E. – O Romance do Século

Quem vai ganhar: O Artista
Para quem estou torcendo: O Artista e Hugo Cabret

Melhor Direção de Arte
O Artista
Cavalo de Guerra
A Invenção de Hugo Cabret
Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2

Quem vai ganhar: A Invenção de Hugo Cabret
Quem merecia ganhar: Hugo Cabret e Harry Potter 7.2
Para quem estou torcendo: Os mesmos citados acima
O que devia estar aí: É uma boa categoria, não faltou ninguém
O que NÃO devia estar aí: Todos mereceram. Dessa vez, até Cavalo de Guerra

Melhor Maquiagem
Albert Nobbs
Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2
A Dama de Ferro

Quem vai ganhar: A Dama de Ferro (mas também aposto em Harry Potter 7.2)
Quem merecia ganhar: As três merecem
Para quem estou torcendo: Harry Potter 7.2

Melhor Edição de Som
Drive
Millennium – Os Homens que Não Amavam as Mulheres
Cavalo de Guerra
A Invenção de Hugo Cabret
Transformers: O Lado Oculto da Lua

Melhor Mixagem de Som
O Homem Que Mudou o Jogo
Cavalo de Guerra
A Invenção de Hugo Cabret
Transformers: O Lado Oculto da Lua
Millennium – Os Homens que Não Amavam as Mulheres

Para ambas as categorias:
Quem vai ganhar: A Invenção de Hugo Cabret
Quem merecia ganhar: Millenium e Hugo Cabret
Para quem estou torcendo: Hugo Cabret e Millenium
O que NÃO devia estar aí: Transformers 3. Tá valendo fazer um inferno sonoro sem sentido e ser indicado ao Oscar agora?

Melhor Filme Estrangeiro
A Separação (Irã)
Bullhead (Bélgica)
Monsieur Lazhar (Canadá)
Footnote (Israel)
In Darkness (Polônia)

Quem vai ganhar: A Separação

Um comentário sobre “Especial: Minhas apostas finais para o Oscar 2012!

  1. Nao vi muitos dos filmes citados no post acima, mas creio que voce acertera a maioria de suas apostas. So acho que quem devera ganhar o Oscar como melhor ator sera George Clooney, sei la, so acho. Soara meio repetitivo, mas seu post ficou muito bom mais uma vez, parabens pelo “trabalho”.

Deixe um comentário

