Top 10: As melhores atuações femininas da década passada

Essa semana, você já conferiu aqui no blog os atores que fizeram os trabalhos mais memoráveis da década passada, agora, chegou a vez das mulheres mostrarem o que fizeram de melhor no cinema nos últimos dez anos. A lista vai desde uma vingadora que hoje faz parte da cultura pop, uma lutadora de boxe e até uma clássica cantora francesa. Na Sociedade dos Blogs Cinéfilos você pode conferir quais foram as 20 atuações escolhidas pelo grupo, abaixo, confira minha seleção pessoal:

10 – Uma Thurman (Kill Bill): Se Mickey Rourke acende uma vela pra Darren Aronofsky (como eu disse no top 10 de atores), Uma Thurman faz o mesmo pra Quentin Tarantino. A atriz atinge outro nível quando trabalha com o cineasta e chegou ao seu ápice como protagonista dessa que foi uma das obras-primas da última década. Como a Noiva, a atriz fez um trabalho incrível, se dando muito bem na parte dramática e sendo memorável nas sequências de ação. A luta contra GoGo Yubari é inesquecível.

9 – Nicole Kidman (Os Outros): Muita gente elogia Kidman na década passada pelo seu trabalho em Moulin Rouge. Eu já acho que sua performance mais marcante nos últimos 10 anos (antes de ficar doida e se meter em chatices como A Bússola de Ouro e Austrália) foi nesse perturbador suspense de Alejandro Amenabar. O ceticismo inicial da personagem, que logo vira insegurança e passa ao completo desespero ao se dar conta do horror que toma conta do seu lar e  perturba seus filhos. E sua reação no momento da grande reviravolta do filme é algo pra se ver várias vezes…

8 – Helen Mirren (A Rainha): Interpretar a Rainha Elizabeth II não é tarefa para qualquer atriz. Ainda mais quando a monarca está inserida no contexto desse filme, que retrata os bastidores do governo britânico logo após a morte da Princesa Diana. Mas Helen Mirren aceitou esse papel desafiador e mais do que interpretar, se entregou de corpo e alma ao papel que a renderia um Oscar e elogios unânimes de público e crítica.

7 – Kate Winslet (Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças): Uma das atrizes mais talentosas da atualidade, Winslet conseguiu o que parecia impossível ao se desprender completamente do seu filme mais marcante (Titanic, pra quem não entendeu) com várias atuações memoráveis. Mas esse genial filme de Michel Gondry mostra sua atuação mais peculiar, com um jeito que conquista o espectador sem precisar de grandes explosões emocionais. A química com Jim Carrey só confirma como as atuações se sobressaem. (a qualidade do vídeo está horrível, mas foi a melhor que achei)

6 – Julianne Moore (Ensaio Sobre a Cegueira): Moore é o tipo de atriz que deve aparecer com um filme diferente em cada lista desse tipo. A atriz tem uma coleção de atuações marcantes na última década, mas seu trabalho na adaptação da obra de José Saramago dirigida por Fernando Meirelles superou qualquer expectativa. Num papel complexo e absurdamente complicado, a atriz foi até o próprio limite para retratar todo o desespero e desolação de uma mulher que, de uma hora pra outra, se vê a única a enxergar em meio a um mundo de cegos que aos poucos perderam a humanidade. Para aplaudir no cinema. (infelizmente não achei nenhum vídeo com cenas do filme… mas vale a pena ver, hehe)

5 – Hillary Swank (Menina de Ouro): Reza a lenda que antes do roteiro desse filme cair nas mãos de Clint Eastwood, ele estava sendo defendido por Sandra Bullock, que pretendia ser a protagonista também. Que bom que as coisas dão errado as vezes, não? Swank ficou absolutamente perfeita no papel, conseguindo equilibrar com perfeição a lutadora durona e a menina doce e honesta que fazem parte da natureza da personagem. É o tipo de atuação que deixa ainda melhor um filme que já é muito bom. (ATENÇÃO: O VÍDEO CONTÉM SPOILERS)

4 – Mo’Nique (Preciosa): Algumas se destacam por interpretarem personalidades reais, outras são mulheres fortes e outras… são verdadeiros monstros. Mo’Nique era uma mera desconhecida até ano passado, quando interpretou a mãe de Precious, no filme de mesmo nome. Megera, a mulher desperta nossa antipatia em poucos minutos, numa atuação intensa a ponto de ser assustadora. A cena final foi sem dúvida uma das melhores do ano passado, graças a ela (clique no link para conferi-la).

3 – Meryl Streep (O Diabo Veste Prada): Elogiar Meryl Streep de qualquer forma é chover no molhado. Uma das maiores atrizes do Cinema, a recordista do Oscar também tem vários momentos memoráveis na última década. Mas seu trabalho mais marcante nos anos 2000 foi nesse filme, afinal, mais que uma vilã que, com sua voz calma e cortante, deixa até a gente tenso, ela é quem carrega o filme inteiro nas costas e o torna absurdamente melhor.

2 – Cate Blanchett (Não Estou Lá): Quando fiquei sabendo sobre esse filme, eu não tinha a mínima ideia do que esperar da bela Cate Blanchett interpretando… Bob Dylan. Depois de muito tempo, pude ver o filme e a surpresa foi imediata: ela era de longe, a melhor em cena! Irreconhecível e numa caracterização absolutamente perfeita, a atriz chega ao ápice do seu talento e mostra todo seu potencial aqui. Um trabalho brilhante e uma homenagem muito digna a esse incrível músico.

1 – Marion Cotillard (Piaf – Um Hino ao Amor): Interpretar personalidades reais normalmente exige uma entrega maior do ator/atriz. Mas alguns levam isso para outro nível e realmente encarnam essas pessoas, de um modo tão apaixonado que nos faz esquecer que é apenas alguém interpretando. Se nas atuações masculinas tivemos isso em Phillip Seymour Hoffman (Capote) e Sean Penn (Milk), aqui a Edith Piaf de Cotillard foi boa o suficiente para ser considerada a grande atuação feminina da década passada.

O filme em si é ótimo, mas sua atuação o engrandece de forma assustadora, emocionante e comovente, colocou Marion Cotillard entre as grandes atrizes do século XXI. (clique no nome para conferir um vídeo com seu trabalho fantástico no filme)

———————————————————————————————-

Menções honrosas

Meryl Streep (Dúvida) – Como eu já disse, Streep tem várias atuações marcantes na década passada e seria uma enorme injustiça se deixasse essa passar batido. Como a rígida freira Aloysius, fez um trabalho avassalador e poderoso. As cenas com Phillip Seymour Hoffman são pra deixar qualquer um sem piscar, tamanha a tensão.

Anne Hathaway (O Casamento de Rachel) – É difícil se livrar do rótulo de atriz da Disney, mas Hathaway provou para todo mundo que é muito mais que isso e chegou ao seu ápice nesse filme, que impressionou público e crítica pela entrega intensa da atriz. Não a toa, rendeu sua primeira indicação ao Oscar.

Charlize Theron (Monster – Desejo Assassino) – Uma das atrizes mais bonitas de Hollywood ficou completamente irreconhecível e assustadora como a assassina Aileen, numa das transformações mais impressionantes da década passada. Mas não é só isso que impressiona. A atuação visceral de Theron tirou seu estereótipo de musa e mostrou do que ela é capaz.

__________________________________________________________

Neste domingo, a SBBC divulga a lista dos melhores filmes da década, segundo a votação do grupo. E no mesmo dia, com algumas de diferença, você confere a minha lista, que foi de longe a coisa mais complicada que já fiz em muito tempo. No fim das contas, os anos 2000 tiveram muita coisa boa…

Anúncios

6 comentários sobre “Top 10: As melhores atuações femininas da década passada

  1. Está de parabens marcelo, otimo post, apesar de achar que a Meryl Streep e a Hillary Swank deveriam ocupar,respectivamente, primeiro e segundo lugares, mas ficou de excelencia contextualização entre o texto e a sintese das personagens. Mais uma vez, parabens.

  2. Que lista mediocra falo principalmente da charlen theron em monstro que para mim ficaria 1 e tb uma muito boa Kate winston em The reader Que ta muito acima da media

  3. Comentário anônimo chamando a lista de mediocre pq na OPINIÃO da pessoa que escreveu, Charlize Theron (acredito que seja dela a quem o coment se refere) ficaria em primeiro.

    Certo… próximo!

  4. Mas ele está correto, todas liste referente a isso, de verdadeiros críticos, colocaram a Charlize Theron, em primeiro lugar.

  5. *Mas ele está correto, todas listas, referente a isso, de verdadeiros críticos, colocaram a Charlize Theron, em primeiro lugar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s