Especial: Minhas 20 músicas de rock preferidas.

Hoje é Dia Mundial do Rock. Desnecessário dizer que esse é o meu gênero favorito, só o fato de não ter conseguido escolher apenas 10 músicas para essa lista já explica muita coisa, não é? Fui dos anos 60 aos 00, trouxe todas as minhas bandas favoritas, com algumas das suas melhores músicas (algumas bandas tem mais de uma música, não deu pra resistir, hehe…), mas enfim, chega de enrolação, hora de curtir um pouco do bom e velho rock n’ roll, com as músicas abaixo!

20 – Johnny B. Goode (Chuck Berry… ou Marty McFly, hehe): Um dos pais do rock, Chuck Berry criou esse clássico, que ficou imortalizado em De Volta Para o Futuro, nas mãos de Michael J. Fox. Por isso, aí está o vídeo com a versão da música para o filme (infelizmente não achei a cena para incorporar ao post).

19 – Detroit Rock City (Kiss): Apesar de “Rock and Roll All Nite” ser um hino ao gênero, “Detroit Rock City” é um dos maiores clássicos do Kiss e uma daquelas músicas que me empolga logo nos primeiros segundos. Não dá pra cansar.

18 – The Pretender (Foo Fighters): Dave Grohl deixou de ser bateirista e tomou a frente de sua própria banda ainda nos anos 90. Hoje, o Foo Fighters é um oásis em meio a tanta bobeira no rock. E “The Pretender” é pesada, viciante e sensacional.

17 – Smells Like a Teen Spirit (Nirvana): Falei de Dave Grohl aí em cima e era aqui, na banda que foi símbolo do grunge, que ele marcava presença na bateria. O Nirvana merecia ter tido uma carreira maior, mas pelo menos deixou de herança esse que é um dos grandes hinos do rock dos anos 90.

16 – Help! (The Beatles): E é claro que eles não podiam faltar aqui, certo? Donos de canções imortais e melodias inesquecíveis, os Beatles bem que podiam ter um top 20 só pra eles. Mas marcam presença com essa que é minha música preferida do grupo.

15 – Toxicity (System of a Down): Esta foi outra banda que ainda tinha muito a oferecer e acabou de um jeito meio cretino – mas tem gente que ainda acreditam que eles voltam – mas deixou muitas músicas boas e essa, do seu melhor álbum, é a que eu não canso de ouvir.

14 – Run to the Hills (Iron Maiden): Confesso que ainda preciso conhecer muito mais dessa que é uma das bandas mais marcantes do heavy metal. Mas do que já conheço, foi essa música, do clássico “The Number of the Beast”, que me convenceu a procurar mais sobre eles, além de me mostrar que Bruce Dickinson tem uma das vozes mais potentes que o metal já viu.

13 – Welcome to the Jungle (Guns n’ Roses): Certo, essa ainda não acabou, mas eu bem poderia falar que ela merecia ter tido uma carreira maior também. O Guns acabou virando um grande festival de ego promovido por Axl, mas enquanto dominavam as rádios, fizeram esse clássico: agressivo, violento e espetacular (sim, é essa e não Sweet Child O’ Mine a minha preferida deles).

12 – You Know My Name (Chris Cornell): Johnny B. Goode só ganhou referência no cinema, mas essa aqui foi criada especialmente para um filme, sendo a representante da sétima arte aqui na lista. A música-tema de 007: Cassino Royale é daquelas que eu ouço e quando acaba, volto do começo e ouço de novo. Sensacional.

11 – Highway to Hell (AC/DC): O AC/DC sempre foi a banda que quis mostrar que o rock é pura diversão. E, dando um tapa na cara de todos os conservadores, criou esse clássico, cheio de sarcasmo e acidez, que acabou virando a música mais marcante do grupo. E uma das minhas preferidas.

——————————————————

E agora… o TOP 10!

10 – Somebody Told Me (The Killers): A única representante da terrível década passada foi uma das únicas bandas criadas nos anos 00 que realmente mostrou que é mais que uma moda passageira. Misturando rock e música eletrônica de modo muito competente (coisa que pouquíssimas bandas conseguem fazer), criou o viciante CD “Hot Fuss”, que vinha com essa pérola que é a minha música preferida da banda.

9 –  Vertigo (U2): Não tem jeito: quando eu ouço a inconfundível contagem que nos prepara para a música mais rock n’roll do U2, já me preparo pra cantar junto, fico agitado e só imaginando na loucura que “Vertigo” deve ser ao vivo. É simplesmente impossível não se animar com essa música.

8 – Alive (Pearl Jam): Entre as minhas bandas preferidas, essa se destaca fácil. Foi difícil escolher só uma música dela para colocar aqui – por isso, foram duas, como você vai ver mais pra frente, hehe – já que dá pra fazer outro top 20 só de Pearl Jam. Mas “Alive” é uma das músicas que mais gosto deles, pela voz marcante de Eddie Vedder e o sensacional solo de guitarra no final. Sério que eles resolveram parar por um tempo?

7 – Like a Stone (Audioslave): Quando renovo as músicas no meu celular, é quase automático: Like a Stone nunca é excluída, sempre está lá, pronta pra ser ouvida repetidas vezes. Grande sucesso na época que foi lançada, essa foi uma das poucas músicas de rock realmente memoráveis dos anos 00.

6 – Bohemian Rhapsody (Queen): É rock pesado? É ópera? É uma balada? É um épico. Uma das grandes canções de todos os tempos, “Bohemian Rhapsody” é imortal e tem de tudo um pouco, colocado de um jeito inovador, surpreendente e genial.

5 – I Don’t Wanna Miss a Thing (Aerosmith): A única baladinha da lista – junto com Like a Stone – é também uma das melhores músicas do Aerosmith, o que é bizarro, já que ela é apenas parte da trilha sonora do filme Armageddon (que é uma chatice). Bonita e envolvente, é tudo o que o filme em que ela toca tenta ser, mas não consegue…

4 – Do the Evolution (Pearl Jam): O Pearl Jam aparece em dose dupla aqui por um motivo justo: não basta “Do the Evolution” ser uma música espetacular e de puro rock n’roll, seu clipe é original e inventivo como não se via há tempos. Só conferir acima e enlouquecer com a música.

3 – Master of Puppets (Metallica): O Metallica é minha banda favorita, junto com o U2. Por isso, fica até difícil dizer alguma coisa sobre a música que é um verdadeiro hino da banda. Uma das melhores músicas de metal da história, Master of Puppets é obrigatória para qualquer fã do gênero, tão sensacional que se tornou permanentemente fixa nos setlists dos shows da banda. Sem contar que só precisa ouvir uma vez, pra nunca mais esquecer…

2 – Beautiful Day (U2): O U2 tem músicas boas o bastante para encher um top 40, mas como essa é uma lista que dá maior relevância ao rock, achei melhor deixar alguns clássicos da banda de fora da lista, ou por terem muito clima de balada pop (With or Without You) ou por serem quase hinos gospel (I Still Haven’t Found…). Por isso, quem entrou aqui foi a pesada Vertigo e essa, que é minha 2ª música de rock preferida. Beautiful Day marcou o retorno do U2 ao estilo que o consagrou (depois de uma bisonha fase eletrônica), com a inconfundível guitarra de The Edge e a voz trovejante de Bono. Além de ser uma música tão otimista que melhora o dia de qualquer um.

1 – Enter Sandman (Metallica): O início lento, as primeiras batidas, anunciando a explosão dos nossos ouvidos… a música vai crescendo e… temos aí um clássico do metal, que virou o maior sucesso do Metallica em plena era do grunge. Há um motivo óbvio para essa, e não o grande clássico deles (Master, em 3ºlugar), ser minha música preferida: foi a primeira música da banda que eu ouvi e tempos depois, ela se tornou minha banda preferida. E outra: a música é espetacular, cheia de riffs marcantes e aquele refrão grudento e inesquecível. Imaginem então, ver essa, minha música de rock favorita, ao vivo… preciso de outro post, hehe.

ATENÇÃO: Essa lista é de cunho estritamente pessoal e – coisa não muito comum aqui – sem nenhum senso crítico. Eu não me arrisco a fazer uma lista das melhores do rock, hehe…

_______________________________________________

Enfim, é isso. E quais são as suas músicas de rock favoritas? Tem algo a dizer sobre as minhas? Deixe tudo isso nos comentários!

15 comentários sobre “Especial: Minhas 20 músicas de rock preferidas.

  1. HAHAHA tinha ctz que a Enter Sandman ia ser a primeira; Olha, acho que eu não conseguiria fazer a minha lista dos meus 20+, mas acho q incluiria a fade to black, fear of the dark, rock you like a hurricane, dram on, smoke on the water, stairway to heaven, hallowed be thy name, you shooke me all night long, the evil that men do, sweet child o’ mine…vixxx são tantas, não saberia por em ordem, mas gostei da sua lista tbm =D

  2. Porra Celo..a maioria das musicas boas ficaram antes da 10º posição…como assim U2 é melhor que BEATLES, SOAD, AC/DC, Iron e Guns??? nuncaa…mas gosto é que nem braço né..uns tem outros não!! hauahuaha

  3. Então, o fato de ser melhor não influenciou muito, foi mais questão de gosto mesmo. Tem quem ache Beautiful Day melhor que Run to the Hills, St. Anger melhor que Master of Puppets, A Lua me Traiu melhor que Highway to Hell (as duas lembram inferno pelo menos).

    Se for pra fazer as melhores do rock, tem coisa aí que pra mim nem entra. Tipo… hã… SOAD.

  4. Caralhooo! Muito Megaboga essa lista. Serio,mudaria pouquíssimas coisas com relação a mim, ou faria um top 30,que é pra não tirar nenhuma. XD
    [Esperando post sobre o Emmy /o/]

  5. PEARL JAM-AC/DC-AEROSMITH-NIRVANA-GREEN DAY-GUNS ‘N ROSES-TIAGO IORC-AVRIL LAGNE-HEART-THE CALLING-SIMPLE PLAN-SLIPKNOT-HOOBASTANK-CREED-CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL-RED HOT CHILI PEPPERS-THREE DAYS GRACE-COLDPLAY-NICLEBACK-BLINK 182-KISS-OASIS-PINK FLOYD-SKILLET-RAMONES-LINKIN PARK
    Essas são as melhores bandas de rock do mundo pds crew

  6. Gustavo, esse ano farei uma lista atualizada. Dando uma revisada nessa sou obrigado a concordar com vc, hehe… são tempos diferentes, hehehe

  7. 1°Metallica
    2°Slipknot
    3°Audio Slave
    4°Guns N’ Roses
    5°Drowning Pool
    6°Angra
    7°Iron Maiden
    8°Rage Against The Machine
    9°Led Zeppelin
    10°Nirvana

  8. Gostei pra krl a maioria eu curto mto so faltou starway to heaven do led e symphony of destruction ou holy wars the punishment due do megadeth dave mustaine merece uma posiçãozinha nessa lista parceiro

Deixe um comentário

