Últimos filmes vistos – Parte 1: Espíritos, serial killers…

Nas últimas semanas, depois de ficar um tempão me atualizando no mundo das séries, resolvi que estava mais do que na hora de ver alguns filmes, nada muito específico, só filmes que sempre foram muito comentados e eu me envergonhava um pouco por nunca ter visto (hehe). Bem, só saldo positivos com todos, apesar do mais fraco ser do melhor diretor entre os três…

– Os Outros (2001):  Um terror psicológico do jeito que eu gosto, “Os Outros” sempre foi considerado por muitos, um dos melhores filmes desse gênero e depois de muito tempo, resolvi tomar vergonha na cara e conferi-lo. E que filme fantástico. O diretor Alejandro Amenábar, utilizando argumentos que a principio podem soar bobos e convenientes demais, consegue criar o clima perfeito para nos prender num clima agoniante de tensão e claustrofobia, com cenas quase sempre escuras e/ou fechada.

O roteiro é genial, mas isso não adiantaria se os atores não fossem bons o suficiente, a direção não fosse eficiente ou se tivessemos falhas em outros aspectos técnicos. Mas felizmente, tudo funciona maravilhosamente bem nesse filme. Nicole Kidman está excelente no papel principal, assim como as crianças e a veterana Fionnula Flanagan, que nos deixa um tanto intrigados o filme inteiro com a velha e aparentemente bondosa Bertha Mills. A direção de Amenabar é excepcional e em aspectos técnicos, como fotografia, direção de arte e trilha sonora, o filme também é excelente, especialmente se tratando do primeiro, pois algumas cenas tem planos geniais.

Com cenas difíceis de esquecer (Nicole Kidman perdida na floresta é desesperador) e um final que alguns podem até deduzir, mas que não deixa de ser chocante e perturbador, “Os Outros” já está pronto pra se tornar um jovem clássico do terror.

Nota: 10

___________________________________________

– Zodíaco (2007): Responsável por dois dos melhores filmes dos anos 90 (Seven e Clube da Luta), David Fincher é um diretor talentoso e peculiar, que, segundo ele mesmo, gosta de incomodar. Em Zodíaco, temos a história de mais um serial killer, a diferença é que nesse caso, ele realmente existiu.

A direção de Fincher é provavelmente sua melhor depois de O Curioso Caso de Benjamin Button. Ágil e inteligente, ele nos joga na trama, criando uma atmosfera de tensão insuportável. Depois de um tempo, passamos o filme inteiro esperando algo terrível acontecer em todas as cenas. Mas ao mesmo tempo em que ficamos tensos, queremos desvendar o intrincado mistério da identidade do Zodíaco e nesse ponto, é preciso elogiar o roteiro, a história não pára um segundo, é muito bem construída e acerta num ponto-chave: a identidade de Zodíaco é sempre uma grande incógnita, tão absurda que é difícil elaborar qualquer teoria para desvendar o caso.

Quanto as atuações, para quem só virou fã de Robert Downey Jr. em  “Homem de Ferro”, vale muito a pena conferi-lo aqui, além de ter sido o primeiro passo para a grande “ressurreição” da sua carreira, ainda serve como mais um exemplo do enorme talento e carisma do ator, excelente no papel do jornalista Paul Avery. Jake Gyllenhaal prova mais uma vez seu talento como o protagonista do filme. Mark Ruffallo também não deixa a desejar, só acho injusto o fato de que em todos os filmes que vi com o ator ele parece estar fazendo o mesmo tipo. Nem chega a ser culpa dele, talvez ele se saia bem nesse tipo de papel, mas podia variar um pouco…

Zodíaco é mais um grande acerto na carreira de David Fincher. Um suspense envolvente, com uma história intrigante e muito bem elaborada. Mesmo que bata um leve sentimento de frustração no final…

Nota: 9

________________________________________

Por fim, também conferi Gangues de Nova York. Mas na brincadeira, o comentário sobre o filme ficou grande o suficiente para merecer um post só pra ele. Está no ar em alguns minutos, aguarde!

Anúncios

3 comentários sobre “Últimos filmes vistos – Parte 1: Espíritos, serial killers…

  1. Sou leigo quando o assunto é filmes e cinema em geral, filmes assim são sempre muito tensos, acho que é por isso que não assisto muito, sou tenso por natureza hehe. E como sempre parabéns pela postagem, e estou aguardando o post sobre Gangues de Nova Yrok em instantes hehe.

  2. Sou suspeito pra falar de Os Outros pq eu sou fã da genialidade desse filme e já assisti ele uma quinhentas vezes e sempre me impressiono com a qualidade do filme. Nada mais justo do que o 10 que tu deu para o filme, pq ele realmente merece por toda a forma com que o filme se desenrola e pela direção/atuações maravilhosas. Zodíaco não fica atrás, a história é mega intrigante a ponto de tu nem perceber a setecentas e cinquentas horas de duração do filme!. Ótimo post Marcelo!

  3. Hahaha que legal, vc me deixou curioso para ver mais 2 filmes (y)

    Até porque eu adorofilmes de suspense e terror psicologico assim! Texto mto bom também, parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s