NEWS: Os vencedores do Oscar 2010! (comentado)

Quando uma premiação é previsível, mas justa, não tem o que reclamar, certo? Pois bem, o Oscar 2010 foi extremamente previsível, apenas duas categorias me pegaram de surpresa, mas foram vitórias merecidissimas. Adorei Avatar, por isso mesmo fiquei feliz em ver a Academia premiando o filme onde ele mais merecia e tendo o mínimo de racionalidade pra não dar o prêmio principal pro espetáculo visual de James Cameron.

Toda minha torcida para Quentin Tarantino e seu Bastardos Inglórios acabou rendendo só o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante para Christoph Waltz, que já estava reservado pra ele desde que o filme estreou.  Fica a vontade de ver Tarantino subir ao palco para agradecer um prêmio de Melhor Filme e/ou Diretor, mas pelo menos, perdeu para Guerra ao Terror, que confirmou seu favoritismo levando seis estatuetas e fazendo história: Kathryn Bigelow é a primeira mulher a levar o Oscar de Direção. Enfim, vamos aos vencedores, devidamente comentados:

Melhor Filme

Já estava certo que o prêmio estava entre dois filmes, mesmo com 10 indicados na categoria. E no fim, a Academia fez o certo e premiou Guerra ao Terror, que era o grande favorito junto com Avatar ao prêmio principal. Vamos concordar com uma coisa: eu adorei o filme de James Cameron, está no meu top 5 do ano passado, mas ele já tem duas dúzias de méritos pra se gabar, não precisa (nem merecia) um Oscar de Melhor Filme para provar que marcou o cinema. Portanto, mesmo com minha torcida pessoal para Bastardos Inglórios, concordei e aplaudi (força de expressão…) a consagração do filme de Kathryn Bigelow. Vi em cima da hora, mas tive que reconhecer que foi um dos grandes filmes do ano passado. Vitória merecida.

Melhor Diretor

E como é raro a dobradinha Filme-Diretor não rolar, foi Kathryn Bigelow que levou a estatueta de Melhor Direção, por Guerra ao Terror. Nem vou falar mais da minha torcida por Tarantino, vocês já sacaram né? Então, tirando ele, aqui eu já acho que Avatar merecia, o trabalho de James Cameron foi inacreditável, não é qualquer cineasta que faz aquilo. Mas a direção de Bigelow é fantástica, sem dúvida a melhor coisa de Guerra ao Terror. Ah sim, apesar de ter sido um porre, o Oscar 2010 fez história:é a primeira vez que uma mulher vence na categoria de Direção. E só eu notei a empolgação extrema, quase exagerada, de James Cameron quando ela ganhou? Eu hein…

Melhor Ator

Não deu outra: Jeff Bridges levou aqui, pelo seu trabalho em Coração Louco. Esse é um dos filmes que fiquei devendo e não consegui assistir antes da premiação, mas só pelo trailer ou pelo vídeo dos indicados que passou durante a cerimônia, deu pra ver que Bridges fez um trabalho acima da média. Agora, eu li a história, vi o trailer… não fosse o fato do ator nunca ter ficado no fundo do poço pra “ressurgir” com um grande filme, seria igualzinho Mickey Rourke e O Lutador ano passado… Mas esse acabou não levando.

Melhor Atriz

Eu não faço ideia de onde surgiu a felicidade de ver Sandra Bullock ganhando como Melhor Atriz por Um Sonho Possível (The Blind Side), quando eu nem vi o filme, mas adorei ver sua vitória! Toda emocionada quando subiu ao palco, elogiou todas as suas concorrentes e mal conteve o choro durante o discurso. Vale lembrar que ela foi uma das poucas a ter o “privilégio” de levar o prêmio de Pior Atriz no Framboesa de Ouro no MESMO ano que levou o Oscar. Minha torcida era pra Gabourey Sibide, mas enfim…

Melhor Ator Coadjuvante

Ok, eu preciso dizer alguma coisa? Christoph Waltz ganhou por fazer um dos maiores vilões da década passada em Bastardos Inglórios. Vocês sabem minha opinião, sobre o personagem, sobre o filme, então, como ele mesmo disse… THAT’S A ÜBER-BINGO!

Melhor Atriz Coadjuvante

Os dois coadjuvantes que venceram esse ano tinham algo em comum: fizeram dois personagens que de tão ruins, mal podiam ser chamados de humanos. Mo’Nique já estava com seu prêmio garantido depois de fazer a horrível mãe de Precious em Preciosa, então é claro, acabou levando na categoria ontem. Eu sinceramente não via outra vencedora a não ser ela, uma das interpretações mais poderosas do ano passado.

Melhor Roteiro Original

Aí está um vencedor que eu não gostei. Ok, Guerra ao Terror era favorito na premiação inteira, mas Roteiro Original era a única categoria que o filme não merecia ganhar, pelos seus concorrentes. E não, não estou falando só de Bastardos Inglórios, mas mesmo Up merecia mais. Sem desmerecer o roteiro do grande vencedor do Oscar, é muito bom sim, mas esses dois concorrentes citados mereciam muito mais…

Melhor Roteiro Adaptado

Aqui sim, uma grata surpresa. Amor Sem Escalas era o grande favorito na categoria, mas quem levou foi Preciosa – Uma História de Esperança e apesar de passar longe de ser o melhor roteiro dos 5 indicados, eu gostei da vitória. O roteiro em si não é aquela maravilha, mas a história forte me ajudou a torcer pelo filme. Talvez o longa com George Clooney merecesse mais, mas não consigo reclamar do vencedor.

Melhor Animação

Vamos concordar que essa categoria nem tem mais graça né? É só o novo filme da Pixar estrear que todo mundo já sabe quem vai ser o vencedor. É claro que Up ganhou e eu nem preciso dizer o quanto isso foi merecido, um dos meus filmes favoritos. Vale dizer que achei genial o que fizeram pra apresentar a categoria, com os personagens animados comentando o que acharam de ter sido indicados. Resta saber se Toy Story 3 será bom o bastante para dar a 4ªvitória consecutiva e a 6ª (!!!) no total para a Pixar.

Melhor Trilha Sonora

Essa semana eu parei pra analisar e cheguei a uma conclusão: Up e Os Incríveis são as melhores trilhas sonoras de todos os filmes da Pixar. E veja só, ambas foram compostas pela mesma pessoa. Demorou, mas finalmente Michael Giacchino levou seu Oscar, pela fantástica trilha de Up. Sou fã do compositor, pelo seu trabalho em Lost, nos filmes mais recentes de J.J. Abrams (Star Trek, por exemplo) e é claro, nas animações da Pixar. Uma das minhas vitórias favoritas da noite, apesar daquela besteira inacreditável que foi a apresentação de dança para a categoria. As canções não rolam, mas isso vai? Por favor…

Melhor Canção Original

Juro que até na canção eu lembrei de O Lutador. Pena que ignoraram Bruce Springsteen ano passado…

_________________________________________

Categorias técnicas

Melhor Fotografia: Avatar
Melhor Direção de Arte: Avatar
Melhor Maquiagem: Star Trek
Melhor Figurino: The Young Victoria
Melhores Efeitos Visuais: Avatar
Melhor Montagem: Guerra ao Terror
Melhor Edição de Som: Guerra ao Terror
Melhor Mixagem de Som: Guerra ao Terror

Os favoritos da noite, Avatar e Guerra ao Terror, acabaram empatados nas categorias técnicas, veja só. Dessa lista, com exceção de Figurino, já que nem conferi The Young Victoria, só não concordo com Montagem. Novamente, o trabalho de edição de Guerra ao Terror não é ruim, mas Avatar e Bastardos Inglórios foram muito superiores nesse quesito. Já nas categorias de Som, foram vitorias merecidissimas, a edição e mixagem de som do filme de Kathryn Bigelow são de arrepiar. Avatar levou tudo que merecia – só faltou Montagem – inclusive, óbvio, Efeitos Visuais, onde não havia outra possibilidade de vencedor e Fotografia, graças aos vários planos inacreditáveis do filme, que ajudados pelo 3D, se tornam ainda mais incríveis.

Só pra não deixar passar, como nerd que sou, adorei Star Trek levando um prêmio e foi bem merecido. A maquiagem do filme é impecável.

__________________________________________________

Curtas e documentários

Melhor Documentário: The Cove
Melhor Documentário em Curta-Metragem: Music by Prudence
Melhor Curta-Metragem: The New Tennants
Melhor Curta-Metragem de Animação:Logorama

Desses, só posso comentar Logorama, que conferi hoje. Achei sensacional, não sei se é melhor que os outros indicados, mas é divertidissimo. Vale conferir.

________________________________________________

Melhor Filme Estrangeiro: O Segredo dos Seus Olhos (Argentina)

Pensei que A Fita Branca levaria aqui, falavam tão bem do filme. Enfim, preciso ver o vencedor agora…

________________________________________________

Enfim, esse foi o Oscar 2010. Salvo pérolas como Ben Stiller vestido de Na’Vi e “falando” como um, Tina Fey e Robert Downey Jr. apresentando Roteiro Original e uma ou outra piada de Steve Martin e Alec Baldwin, a premiação foi um grande e gigantesco porre. Uma pena, considerando que a do ano passado foi excelente e quase empolgante.

Agora, rumo ao Oscar 2011!

P.S.: Não bastasse ter sido eclipsada por Michael Jackson no dia de sua morte, Farrah Fawcett foi esquecida no In Memorian do Oscar também! Quanto a Michael? Claro que ele estava lá, quem se esquece de Moonwalker (Deus do céu…)?

3 comentários sobre “NEWS: Os vencedores do Oscar 2010! (comentado)

  1. Cade o comentário de mió filme instangeiro??? hehehehe

    Ainda tó montando o meu texto … mas vou logo avisando … não gostei nada das vitórias de the hurt locker

  2. Up merecia ganhar “melhor animação” foi muito bom mesmo, uma das obras primas do cinema de 2009!

Deixe um comentário

