NEWS: Os vencedores do Globo de Ouro 2010 (com comentários)

– Putz, adorei Avatar ter ganhado nas categorias principais.
– Ah, foi legal, mas o filme não merecia tanto… e tinha filmes melhores na lista.
– Mesmo assim, ele já está prestes a virar a maior bilheteria mundial de todos os tempos, além de ter apresentado tecnologias totalmente novas ao cinema. E o público está adorando o filme.
– E bilheteria e adoração do público deviam influenciar nos resultados de premiações?
– …

Essa discussão rolou na minha cabeça, enquanto estava deitado após o fim do Globo de Ouro 2010. Com filmes como Bastardos Inglórios ou Guerra ao Terror no páreo, será que o filme de James Cameron, mesmo com seu visual espetacular e inovações tecnológicas, merecia ter levado os prêmios principais da noite? Calma, Avatar merece sim, ser indicado. Mas dependendo da concorrência… Ganhar já é outra história. No mais, tivemos outras surpresas: Robert Downey Jr. se consagrou com seu papel em Sherlock Holmes e Se Beber, Não Case levou o prêmio principal na categoria Comédia/Musical. Confira os vencedores e rápidos comentários logo abaixo:

E deu Avatar em Melhor Filme – Drama. E eu falo sério quanto a discussão do começo do post. Eu realmente não sabia o que pensar dessa vitória. Se por um lado, adorei ver o filme levando o prêmio principal, por já ter se tornado um dos meus filmes favoritos, por outro, achei que isso foi a bilheteria falando mais alto. Calma, não estou tentando tirar os méritos do filme, nem vou contradizer a nota 10 que dei uns posts abaixo. O filme é maravilhoso e é lindo o que ele está conseguindo fazer, cinemas lotados e ingressos esgotados por vários dias. Mas isso não o faz ser o melhor filme do ano. Espero que a Academia seja mais sensata.

Uma das grandes surpresas do ano passado, Se Beber, Não Case faturou a categoria de Melhor Filme – Comédia/Musical, onde era mesmo um dos favoritos. Tenho um pouco de vergonha por ainda não ter conferido esse filme, que foi considerado por muita gente como a melhor comédia do ano passado. E o luxuoso musical de Rob Marshall, Nine, ficou a ver navios… pelo jeito, o filme não agradou muita gente mesmo…

Avatar não merecia tanto, mas o diretor dele já era um caso diferente. Apesar de Quentin Tarantino ter feito seu melhor trabalho na direção com Bastardos Inglórios e Kathryn Bigelow ter sido muito elogiada, foi justo James Cameron ter saído com o Globo de Ouro de Melhor Diretor. Sério, passar 15 anos desenvolvendo equipamentos, melhorando tecnologias, além de criar um mundo completo, com fauna, flora e um povo que tem um idioma próprio, cultura e costumes, não é coisa pra qualquer cineasta. James Cameron é um gênio e mereceu.

Em Melhor Ator – Drama, quem levou foi Jeff Bridges, que era o favorito na categoria, por sua atuação em Crazy Heart.Como ainda não vi o filme, me abstenho nessa. Mas gosto do ator, portanto, fiquei feliz com a vitória.

Nunca vi nada demais em Sandra Bullock, mas resolveram surpreender e a premiaram em Melhor Atriz – Drama. Não vi o filme dela, mas vi o trabalho de algumas indicadas e acho meio difícil ela ter feito melhor. Enfim…

Ainda não vi Sherlock Holmes (verei amanhã), mas não importa, adorei ver Robert Downey Jr. subindo no palco para levar o prêmio de Melhor Ator – Comédia/Musical. Acho isso muito legal porque Downey Jr. experimentou uma das maiores “ressureições de carreira” que se tem notícia, indo de astro de um dos maiores sucessos de 2008 a vencedor do Globo de Ouro em menos de 2 anos. Way to go! (E Nine saiu de mãos vazias até aqui…)

É minha atriz favorita. Com isso, acho que nem preciso dizer que ver Meryl Streep levando em Melhor Atriz – Comédia/Musical foi ótimo, né? Ela é uma daquelas atrizes que podem ganhar 200 vezes e ninguém vai reclamar. Afinal, é sempre merecido. E acho lindo ver como ela se emociona fazendo um discurso, mesmo já tendo dúzias de prêmios iguais na prateleira.

That’s a bingo! Christoph Waltz continua trilhando seu caminho para o Oscar, agora levando o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante no Globo de Ouro. Já disse várias vezes que Waltz e sua atuação incrível ajudaram a criar um dos melhores personagens do cinema nos últimos tempos. Mais merecido impossível.

Como já era esperado, em Melhor Atriz Coadjuvante, Mo’Nique ganhou por sua atuação em Precious. Previsível, mas muito merecido, uma atuação marcante e só um exemplo das várias boas atuações desse filme.

Essa não entendi. Preciso ver Amor Sem Escalas urgentemente, pra entender porque ela ganhou o Globo de Ouro de Melhor Roteiro ao invés de Bastardos Inglórios. Será que Tarantino nunca mais vai ganhar um prêmio depois de Roteiro Original, por Pulp Fiction, em 94? No Oscar a coisa deve ser diferente, já que Amor Sem Escalas é um roteiro adaptado…

Sou fã de Michael Giacchino. Compositor de trilhas sonoras memoráveis, como a de Lost, Os Incríveis e Star Trek, fez um trabalho simplesmente espetacular em Up, justificando sua vitória em Melhor Trilha Sonora. A competição estava acirrada, mas ele mereceu.

Nem Paul McCartney, nem U2, nem a música melosa de Leona Lewis (por favor né…). Em Melhor Canção Original, levou The Weary Kind, música de Crazy Heart. Como minha banda preferida estava competindo, fica até difícil ser imparcial aqui… mas a música vencedora é bem melhor mesmo.

Alguma novidade aqui? Apesar da competição acirrada esse ano, não tem pra ninguém: o Globo de Ouro de Melhor Animação foi pra Up, consagrando a Pixar pelo 4º ano consecutivo! O discurso de Pete Docter, deixando bem claro que trabalhar no estúdio é a mais pura diversão, só prova porque ela produziu alguns dos melhores filmes da década passada. E Up está nessa lista e merecia o prêmio.

Por fim, o vencedor na categoria de Melhor Filme Estrangeiro foi A Fita Branca.

___________________________________________

E o que você achou dos resultados? Dê sua opinião nos comentários!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s