OPINIÃO: Disney comprou a Marvel… mas por que o desespero?

disney marvel

Foi com um choque que os nerds receberam a notícia de que a Marvel, lar de herois como Homem-Aranha, Capitão América, Hulk, Thor, além dos X-Men e centenas de outros personagens, havia sido comprada pela Disney, a mais poderosa empresa do mundo do entretenimento.

Desespero total, medo, raiva… textos enfurecidos pipocaram na internet sobre o assunto. Com isso, fiquei na dúvida: só eu não achei a notícia ruim?

A Disney não é qualquer porcaria. A companhia comanda os estúdios Touchstone (que bancou todos os filmes de M.Night Shyamalan até o fracasso de A Dama na Água, além de filmes como Mudança de Hábito e a trilogia Piratas do Caribe, só para citar alguns exemplos), Miramax (dona de vencedores do Oscar como Chicago e O Paciente Inglês, além de ter sido a responsável pelo sucesso de Cidade de Deus nos EUA) e é dona da ABC Studios. Ou seja, a empresa do Mickey também está ligada a algumas das séries mais famosas dessa década, como Lost e Grey’s Anatomy.

Não é o suficiente pra você? Ok, aí vai o argumento final: a Disney também é dona de Pixar Animation Studios, que desde o seu surgimento, já fez pelo menos 4 obras-primas da animação (Toy Story, Monstros S.A., Os Incríveis e Wall-E) e outros 5 filmes que não são menos que espetaculares (o único que não chega a isso é Carros, que ainda assim está bem acima da média). E o estúdio já tem outro sucesso: Up – Altas Aventuras – que estreou sexta por aqui – ainda não foi conferido por mim, mas já é um sucesso estrondoso de público e crítica nos EUA.

Certo… a Disney faz séries animadas divertidissimas, séries (live-action) excelentes e filmes (live-action ou animações) na sua maioria indispensáveis. Ainda estou tentando procurar onde a Marvel sai perdendo nisso tudo… Quem diz que agora os filmes e quadrinhos dos super-heróis da Marvel vão ficar infantilizados não deve saber que desde que foi comprada pela Disney, a Pixar, por exemplo, tem total controle criativo sobre suas criações, ou vocês realmente acham que a Disney sozinha iria lançar uma animação sem dialogos na primeira meia hora, cujo protagonista é um robô que não fala e está no meio de uma Terra com clima pós-apocalíptico, completamente devastada por montes enormes de lixo?

Eu duvido muito que o mesmo não aconteça com a Marvel. Eles vão continuar tendo controle sobre suas criações, mas agora, tudo também terá um dedinho da Disney, assim como aconteceu com a Pixar. E outra: em alguns aspectos, a casa do Homem-Aranha se deu MUITO bem! Por exemplo, já fazem anos que as animações da DC dão uma surra ferrada nas animações da Marvel. A única que recebeu elogios rasgados de público e critica foi X-Men, dos anos 90 (que de fato, é sensacional). Já a DC ganhou prêmios por animações como Batman, Superman e a excelente Liga da Justiça. A Disney pode dar o empurrão que a Marvel precisava para engrenar de vez nas séries animadas para a TV.

Sem contar que já se estuda a produção de uma animação da Pixar com os super-heróis da Marvel – não seria a primeira vez que fazem isso, vamos concordar… – além das adaptações de HQ agora carregarem o selo Disney de qualidade, o que, vamos concordar significa MUITA COISA. Só não sei dizer como isso vai se refletir nas HQs, mas acho que até nisso não teremos problemas.

O mestre Stan Lee, na sua empolgação acabou dizendo tudo: “…quando você combina o melhor com o melhor, todo mundo ganha”. Temos os personagens sensacionais da Marvel unidos a genialidade dos responsáveis pela Disney. Ou seja, essa união tem tudo para dar certo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s