NEWS: Avatar – Teaser trailer e o que achei dele

Depois de muita espera, cinéfilos do mundo todo – aparentemente, os únicos que estão cientes da existência desse filme até agora – finalmente conferiram o primeiro trailer de Avatar, a pretensiosa ficção-cientifica de James Cameron e seu primeiro filme desde Titanic, de 1997. Pra variar, como todo filme do cineasta, tudo que é falado sobre a produção é superlativo: tecnologias jamais vistas, maior revolução do cinema, 3D mais impressionante, o filme mais caro de todos os tempos… agora, a Fox começou a campanha de marketing, que promete ser massiva como uma campanha da Fox não era em muito tempo. Bom, não é pra menos, um orçamento gordo desse e o público em geral ainda não se deu conta da produção… Enfim, o marketing já entrou em ação, é só dar uma olhada na home do Youtube… e aquilo deve ser só o começo.

Mas enfim, falemos do trailer, que aguardei ansiosamente.

James Cameron não faz filmes. Ele faz verdadeiros eventos. É só ver sua filmografia: todos os filmes contam com a tecnologia de ponta da determinada época, tem cenas inesquecíveis e uma grandiosidade fora do comum (tá, tire Piranhas 2, seu primeiro filme, da lista…). Os 2 minutos desse trailer mostram que tudo isso será elevado a outro patamar em Avatar. Os cenários são simplesmente espetaculares e Pandora – que é o nome do planeta que vemos no vídeo – está incrível. O grande problema fica por conta não do trailer em si, mas das NOSSAS limitações. Afinal, fica claro que esse teaser deve ter um impacto completamente diferente se visto no cinema e ainda, num cinema 3D.

Vendo numa tela de computador e em 2D, a primeira vista, quem esperou demais o trailer pode até se decepcionar. Foi o meu caso,hehe. Mas resolvi rever o vídeo, com outros olhos. E só de pensar que tudo aquilo será visto no cinema com uma tecnologia 3D como nunca antes vista (a prometida “total imersão”, em que vamos nos sentir definitivamente dentro do filme), chega a dar medo. Os Na’vi estão impecáveis e piadinhas com Smurfs a parte, só pelo trailer eles já parecem ser os seres digitais mais “reais” desde que Gollum apareceu em “Senhor dos Anéis: As Duas Torres”. Entre outras coisas que me interessaram, estão as cenas de ação, que parecem ótimas e os outros seres do planeta, que prometem render ótimas cenas.

Enfim, mais do que qualquer outro, Avatar promete. Tem potencial para ser o grande evento cinematográfico da década. Pois é… quem imaginaria que o motivo de ficar 12 anos longe da cadeira de direção era a promessa de uma revolução no cinema como o conhecemos? James Cameron é um gênio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s