Últimos filmes vistos: A saga Harry Potter

Como grande fã de Harry Potter, revi os cinco filmes lançados até então, durante toda essa semana, para estar pronto na quarta, quando chega aos cinemas o sexto filme da série, Harry Potter e o Enigma do Principe. Além disso estou relendo o livro do qual o filme foi adaptado, mas enfim, isso não vem ao caso. O interessante de rever os cinco filmes seguidos foi notar as monstruosas diferenças de direção – em especial entre A Câmara Secreta e O Prisioneiro de Azkaban, quando tivemos a primeira mudança de diretor da série  – e como a franquia foi melhorando pouco a pouco. Enfim, vamos aos filmes e as rápidas opiniões sobre cada um:

1 – Harry Potter e a Pedra Filosofal: É um início decente, para dizer o mínimo. Não dá pra condenar Chris Columbus, afinal, a única base dele aqui eram as descrições de Rowling no livro. Mesmo assim, só passa como um filme infantil divertidinho, com efeitos bacanas – salvo as criaturas em CGI, como o cão de três cabeças e o trasgo, impecáveis – e um roteiro preguiçoso. Infelizmente, envelheceu muito mal. Nota: 7

2 – Harry Potter e a Câmara Secreta: A maioria esmagadora dos fãs – eu incluso – consideram A Câmara Secreta o pior livro da série. Com isso, acontece o inevitável: comparado aos outros filmes, este é o mais fraco da franquia. Apesar de seguir a risca a cartilha das sequências de blockbusters hollywoodianos, com uma produção muito mais caprichada e cenas de ação em dobro, é chato em vários momentos e bem cansativo. No entanto, é legal ver que apesar de não terem atuações dignas de prêmios, os atores principais já estão completamente a vontade nos papéis – mais que no primeiro filme pelo menos. Nota: 6,5

3 – Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban: A mesma maioria esmagadora que não gosta do livro anterior, ama O Prisioneiro de Azkaban incondicionalmente. E vejam só, esse é, de longe, o melhor filme da série, em quase todos os aspectos. Uma direção de arte fantástica, uma fotografia excelente e uma direção impecável de Alfonso Cuáron. Até os atores estão muito melhores. Não fosse o roteiro, que, apesar de bem amarrado, falha em cortar alguns fatos importantes e adicionar coisas desnecessárias, levava nota máxima. Nota: 9

4 – Harry Potter e o Cálice de Fogo: Junto com o segundo, é o mais fraco de todos, o que é uma pena, considerando que o livro é ótimo. Apesar de boas sequências de ação (as três tarefas são ótimas), o filme conta com um roteiro repleto de cenas absurdas e sem sentido, falas constrangedoras (“É um bom lugar para um banho…”) e diversos furos, além do ótimo Michael Gambon numa versão histérica do sereno Dumbledore. Apesar de tudo, a tão esperada versão para a telona de Voldemort não decepciona: excelente e assustadora, como devia ser. E Ralph Fiennes foi a escolha perfeita para o papel. Mas o filme podia ser bem melhor… Nota: 7,5

5 – Harry Potter e a Ordem da Fênix: O maior e mais cansativo livro da série ganhou uma ótima adaptação. Com alguns cortes necessários e mudanças válidas em relação ao livro, o filme ainda conta com a melhor atuação de toda a franquia – Imelda Staunton, perfeita como Dolores Umbridge – e sequências de efeitos especiais simplesmente sensacionais (a batalha de Dumbledore e Voldemort é de cair o queixo). Só perde pontos pela morte patética de Sirius e a falta de maiores explicações a respeito da profecia, explicações essas que são cruciais para o futuro da série. De qualquer modo, é um filme excepcional. Nota: 8,5

Espero muito do sexto filme, que terá critica por aqui até domingo que vem, pois estarei viajando, então, Deus sabe quando pego num PC depois de terça. Mas nem por isso deixo de ver esse filme na estreia! Enfim, que já viu, reveja e quem não viu, enlouqueça com o trailer final:

14 comentários sobre “Últimos filmes vistos: A saga Harry Potter

  1. Nossa, fiz a mesma coisa que você este fim de semana, mas só assisti o Prisioneiro de Askaban, o Cálice de Fogo e a Ordem da Fênix. Depois dessa maratona, eu preciso comentar na diferença que faz assistir aos filmes da saga um bom tempo depois de ter lido os livros. O prisioneiro de Askaban ainda é o meu livro preferido e eu lembro que eu saí do cinema revoltada na época porque eles tinham destruído o meu livro preferido na telona.

    Mas agora, uns bons três, quatro anos depois, eu fui assistir de novo e fiquei surpresa de como o filme é bom. A fotografia é brilhante, a produção é excelente e, logicamente eles cortaram partes gigantescas do livro, mas não é que funcionou? Adorei. O mesmo vale pros outros dois filmes. Se você se distanciar do livro e assistir como se fosse uma história independente, todos eles funcionam e melhoram a cada filme.

    Espero que o Enigma do Príncipe seja tão bom quanto o trailer.

  2. hahaha … eu Gostei da maioria, pra mim o MAIS fraco tb foi o 2º FILME. mas o Calice de Fogo e A Ordem da Fenix eu achei ambos ótimos. hahhaha! A ordem da fenix foi o melhor. Agora hje vou tentar ir ver o NOVO! é claro se tiver INGRESSO ainda! :p

  3. Amo Harry Potter tenho todos os filmes dele…
    e enfrentei a maior fila no cinema para ver o filme o Enigma do principe..
    NOSSA e não me arrependo isso é que eu chamo de filme.
    Harry amo mt vc …. e sou uma fã do ♥. bjo______♥ I love harry Potter ou DANIEL RADCLIFFE tanto faz. mesmo sabendo de altos e baixos! bjoooooOOOoom

  4. Como todo fã de Harry Potter, vi os 5 filmes antes, o sbt ajudou passando uma maratona dos 4 primeiros na semana anterior, depois aluguei o 5º “A Ordem da Fênix”, tudo para entrar no clima da estréia do 6º “O Enigma do Príncipe”.

    Na minha opinião, esse foi o melhor Filme, claro que houve tantos erros na adaptação quantos nos antecessores, cortando coisas muito importantes e deixando coisas ou esticando outras, dando mais importância a coisas secudárias, algumas até irrelevantes, no mais seguiu o livro, alteraram algumas coisas, talvez tenha ficado boa ou não, mas foi uma adaptação bem melhor que as do 3º ou do 5º, que na minha opinião, os FILMES nem chegam perto dos LIVROS, os livros “O Prisioneiro de Azkaban” e “A Ordem da Fênix” são ótimos, histórias maravilhosas e bem escrita, enquanto os FILMES são horríveis.

    Vou lhe explicar porque não concordo contigo: para mim o 3º filme “O Prisioneiro de Azkaban” não tem nenhum ponto positivo, não com relação ao livro, não estou falando de fotografia e arte gráfica, posso dizer até que achei o filme muito “escuro” devido ao excesso de “azul”, não precisava ser alegre e infantil como os outros dois primeiros, até porque a história não é alegre como as outras, talvez o Harry não esteja tão feliz como nos dois primeiros e nem tão explicativa quanto as outras, mas o filme ficou muito triste, chato e até cansativo de se ver, claro que você dirá que é culpa dos dementadores, mas você há de concordar comigo que isso ficou meio exagerado no filme, não me recordo bem, mas acho que todas as cenas são meio escuras e sei que várias pessoas fãs da série me acompanham nesse coro, mas não é isso exatamente, o que eu odeio mais nele, é que várias cenas passam muito rápidas, isso também acontece no 5º Filme “A Ordem da Fênix”, mas no 3º, a cena na casa dos gritos, ficou meio confusa, claro que por eu ter lido o livro já sabia o que Sirius era, mas no filme faltou sustentação para o Harry ter tomado a decisão de etuporar o Snape (não sei, mas na versão brasileira ele lança um “expelliarmus” e ele voa para trás… na verdade isso apenas desarma o inimigo…) e nessa mesma cena, talvez Sírus pudesse tentar conversar com Harry, quando se encontram, um “Olá Harry!”, afinal, depois eles acabaram se apegando um ao outro, no livro pelo menos criam uma amizade, mas até quando o Sírus propõe para o Harry ir morar com ele, já devia ter no mínimo um carinho entre os dois, e isso no filme ficou muito rude, foi muito rápido de um momento de raiva e incerteza para um de amizade e afeição, bom, tem algumas outras coisas que agora eu não lembro direito… mas é só ler o 3º livro e ver com tudo se encaixa de uma maneira bem mais natural do que no filme….

    Quanto ao 5º filme “A Ordem da Fênix”, também ficaram coisas soltas no ar, os pontos positivos além o enredo do livro que é ótimo, o 5º filme tem: A luta dos membros da Ordem da Fênix e os Comensais da Morte poderia ser melhorzinha, a Morte de Sírus é uma cena ridícula e a luta entre Dumbledore e Voldemort são memoráveis, quando Voldemort tenta possuir o Harry então, mas achei o filme fraco, talvez muito rápido e sem muitas explicações, talvez se tivessem dado mais importância para algumas do livro, depois, Dumbledore poderia ter conversado mais com Harry, como no livro, são coisas que não me agradaram muito.

  5. amo harry potter e gosto de todos os filmes do prisioneiro de askabam,calice de fogo mas gosto mermo e do daniel radiclleffacho ele muito bonito

  6. gosto de camara secreta pra ALIVIAR , vc pode imaginar com esse filme e sem falar de calice de fogo,é tão lindo a MIONE com o KRUM.Sua opiniao e nota sobre o camara secreta foi ridicula,precisava dar 7.Sem falar do Calice de fogo,ele foi meio chato mas merecia mais uns 8,5 seria no minimo e concordo com a luciana (do depo acima) vc tem que se distanciar do livro e ver como o filme funciona,ELES não podem copia-lo.

    EU QUERIA SABER SEU NOME.

  7. tomara q fique muito tempo em cartaz no cinema que eu ainda nao assistir eu gosto muito do herry potter e o meu filme preferidoq pena q vai ser o ultimo das saga ele e muito bom vou ficar com saudades
    bjs..

Deixe um comentário

