MEME: Desafio do Oscar 2000

O Marcel, do Talking About Movies propôs um desafio curioso ao Comentando Cinema. No ctrl+c, ctrl+v (hehehe): “Criar uma lista ideal de filmes que mereciam concorrer ao prêmio no Oscar 2000 e explicar com um texto dizendo por quê um outro foi injustamente indicado e o por quê de indicar outro filme no lugar dos indicados nas categorias de filme e direção”. Primeiro, peço desculpas ao Marcel pela demora em responder o MEME, tem sido uma correria por aqui. Enfim, vamos lá:

Naquele ano, os indicados a MELHOR FILME foram:
– Beleza Americana
– À Espera de um Milagre
– O Informante
– Regras da Vida
– O Sexto Sentido

E os indicados a MELHOR DIREÇÃO:
– Lasse Hallström por Regras da Vida
– M. Night Shyamalan por O Sexto Sentido
– Michael Mann por O Informante
– Sam Mendes por Beleza Americana
– Spike Jonze por Quero Ser John Malkovich

——————————————————————–

Os MEUS indicados seriam:

Melhor Filme:
– Beleza Americana
– Magnólia
– O Gigante de Ferro
– A Espera de um Milagre
– Clube da Luta
Runner-up: O Sexto Sentido

Melhor Diretor:
– Sam Mendes, Beleza Americana
– Paul Thomas Anderson, Magnólia
– M.Night Shyamalan, O Sexto Sentido
– David Fincher, Clube da Luta
– Michael Mann, O Informante

Descobri que a tarefa era mais ingrata do que pensei. Deus do céu, quantos filmes maravilhosos tivemos em 99! Foi com dor no coração que tirei O Sexto Sentido da lista (não podia ser seis indicados só esse ano?), mas deixei em Direção pra compensar (seria um pecado deixa-lo de fora dessa). No lugar, entra – isso mesmo – O Gigante de Ferro. A animação, que foi abandonada pelo estúdio e acabou fracassando nas bilheterias, é uma verdadeira obra-prima e vejam só, foi o primeiro trabalho de Brad Bird. Sim, o mesmo cara que dirigiu Os Incríveis e Ratatouille, outras obras-primas da animação.

Sai O Informante e Regras da Vida, entram Magnólia e Clube da Luta. O primeiro, é o melhor filme de P.T. Anderson depois de Sangue Negro (sua obra máxima). O segundo é basicamente um daqueles filmes pra marcar uma década, de longe, um dos mais importantes dos anos 90, injustiçado pelo público (que só descobriu o filme anos depois) e pela Academia. No fim das contas, acho que deixei a lista um pouco… pessoal demais,hehe.

And the Oscar goes to…

Melhor Filme: Clube da Luta

Clube da Luta é um daqueles filmes que te dão um soco no estômago daqueles pra fazer você ficar caído horas no chão. Uma incontestável obra-prima de David Fincher e o seu maior filme. Com atuações sensacionais de Edward Norton e Brad Pitt e uma edição não menos que perfeita, é um dos filmes mais importantes dos anos 90.

Melhor Diretor: Paul Thomas Anderson, Magnólia

Paul Thomas Anderson é um diretor peculiar. Com mais de 10 anos de carreira, fez apenas 5 filmes, sendo que 3 deles, são inesquecíveis. Temos Boogie Nights, Sangue Negro – quando o diretor comprova que é um verdadeiro mestre, merecia o Oscar no ano passado – e claro, Magnólia. Por 3 horas, o diretor nos insere nos complicados mundos dos diversos personagens do filme, todos de certa forma se ligam. Embalado por uma excelente trilha sonora, com um roteiro maravilhoso e uma direção quase-perfeita, Magnólia é um dos maiores injustiçados no Oscar daquele ano. Assim como o seu diretor.

_______________________________________________

Passo esse desafio para:

Vinicius, do Blog do Vinicius
JP, do Cine JP
Luciano, do Cinema e Eu
Rafael Moreira, do Tablito
Ibertson Medeiros, do Cinema para Todos

Anúncios

3 comentários sobre “MEME: Desafio do Oscar 2000

  1. Valeu por aceitar o desafio, Marcelo! E quanto a lista ser pessoal, essa é a idéia, gostei da sinceridade na sua lista! Ainda não vi O Gigante de Ferro, mas tentarei assistir! E Clube da Luta seria a minha segunda escolha nas duas categorias.

  2. Primeiramente muito obrigado pelo desafio, pretendo responder em breve no blog! Gostei muito da seleção do Oscar desse ano e a sua está excelente também. “Magnólia” é meu filme favorito em todos os tempos, provavelmente seria meu vencedor…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s