PREVIEW: Quem Quer Ser um Milionário?

Road to the Oscars

Indicado a Melhor Filme, Direção, Roteiro Adaptado, Trilha Sonora, Canção Original (2 músicas), Fotografia, Montagem, Edição de Som e Mixagem de Som

Tratado como a descoberta do Santo Graal pela critica e vencedor de toneladas de prêmios, Quem Quer Ser um Milionário? se transformou, subitamente, no grande favorito para levar a estatueta de Melhor Filme na noite de domingo,22. Pois é. Mas o filme é tudo isso?

Na minha sincera opinião, não. É muito bom, envolvente, mas não achei nada de espetacular que faça o filme merecer tanta adoração. É muito bem-feito e isso é incontestável. A fotografia é excelente (as cenas em Mumbai são sensacionais) e a edição não menos que perfeita, foram indicações merecidissimas. Mas quem gostou que me desculpe… achei a trilha sonora incidental insuportável. Pode ser justificável e simbólico e etc, mas odiei. Fiquei surpreso por ter ganho o Globo de Ouro. Espero que não leve o Oscar (coisa que infelizmente acho difícil).

As atuações… bem, não são elas que fazem o filme bom. Dev Patel e Freida Pinto (o casal principal) fazem um trabalho eficiente, mas nada mais que isso. Não me perguntem o que os atores tinham na cabeça quando elegeram o elenco do filme como melhor do ano no SAG. A direção de Danny Boyle é igualmente eficiente, mas novamente, não é uma coisa para se louvar. De fato, a única coisa que de fato merece grande reconhecimento é a parte técnica do filme, que como já disse, é maravilhosa. No entanto, a pergunta que não quer calar, é como Bruce Springsteen e sua belissima “The Wrestler” foram inexplicavelmente esnobados e deram lugar a “O Saya”, uma música incrivelmente bocó. A presença de “Jae Ho” até é justificável, é uma música legal – ainda que não ache que vá ganhar – mas sério, “O Saya”? A Academia e suas bizarras decisões…

O que causou tamanha adoração? Explico: é uma história bonitinha e romântica, com um roteiro bacana e duas pessoas que ultrapassam todos os obstáculos para ficarem juntas. Um filme sobre esperança e a perseverança de um rapaz para seguir em frente. Ou seja, exatamente o que os EUA estão precisando neste momento. Precisa dizer mais? Está com uma mão no Oscar, só não tenho certeza que vá ganhar (e nem estou torcendo…).

Enfim, Quem Quer Ser um Milionário? é um filme bom, merecia sim ser indicado ao Oscar e vale a pena ser visto. Vencer como Melhor Filme de 2008… é outra coisa. Confira a crítica completa no dia de estreia.

Quando estreia: 6/03, com pré-estreias a partir de hoje.

Anúncios

Um comentário sobre “PREVIEW: Quem Quer Ser um Milionário?

  1. Poxa, que pena que vc não gostou muito. Pra mim é o melhor dentre os indicados a melhor filme no Oscar, disparado. E eu adoro músicas indianas. Então….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s