E o Oscar vai para… O Carnaval 2009!

Globo decide não transmitir Oscar, revela Daniel Castro

A Globo decidiu que não vai transmitir a cerimônia do Oscar no dia 22 de fevereiro, porque a data coincide com o domingo de Carnaval. (…)

A emissora carioca vai resolver nesta semana como serão os flashes dos principais prêmios.

A cerimônia poderá ser vista na íntegra só pela TV paga, no canal TNT.

Fonte: Folha Online

__________________________________________________________

oscarglobo

Aconteceu o que todos os cinéfilos sem acesso a TV a cabo temiam. A Globo bateu o martelo e decidiu que vai exibir o desfile das escolas de samba e mandou o Oscar às favas, limitando-se a flashes dos prêmios principais. Indignação em massa, várias pessoas xingando a emissora e protestos no orkut e em vários outros blogs.

Já não é de hoje que a Rede Globo tem deixado os telespectadores da maior premiação do cinema loucos da vida. Desde que pegou os direitos de exibição de volta (o SBT exibiu a premiação por vários anos), tem usado aquela velha tática que já vimos em outros canais de não saber usar o que tem, mas não querer dar pra ninguém. Nos anos anteriores, o Oscar começava com atraso. O motivo? O “sagrado” reality show Big Brother Brasil. Afinal, a formação do paredão era algo imperdível, não podia ser adiantado ou passado para o sábado.

E quando o Oscar começava, éramos obrigados a ouvir comentários de pessoas que claramente não serviam para comentar algo do tipo (tudo bem que Rubens Ewald Filho não é um primor na TNT, mas pelo menos entende do assunto). Agora, os mais atentos desde o começo do ano perceberam que a data da premiação conflitava com o Carnaval, consequentemente, com o desfile das escolas de samba que a Globo exibe todo ano.

O que vou dizer agora é minha, pessoal e intransferível opinião: eu odeio o carnaval. Com exceção do fato de ser um feriado de quase uma semana, acho um negócio irritante e insuportável. Mas claro, é uma opinião minha. Por isso, já deixo claro que este post não é pra falar mal do carnaval. Até admiro as pessoas que trabalham duro para construir carros alegóricos, fantasias e etc. para a festa. Mas não suporto assistir nem acompanhar coisa do tipo.

Enfim, com isso esclarecido, voltemos a Globo. Haviam “n” maneiras de evitar que o Oscar fosse reduzido a flashes entre os desfiles. O mais plausível deles seria vender, só por esse ano, os direitos de exibição para outro canal. Mas foi o que eu disse lá atrás, não sabe usar o que tem mas também não quer dar pra ninguém. Acredito que isso era uma possibilidade descartada desde o início.  Seria bem melhor afinal, além dos cinéfilos que estarão viajando ou que não tem acesso algum a TV a cabo poderem acompanhar a premiação, a emissora ficaria numa boa com todos e todo mundo sairia feliz.

Mas eu e você sabemos que não funciona desse jeito. E deu nisso: corte total do Oscar, com a possível exibição de um compacto no dia seguinte. Um desrespeito de proporções gigantescas com diversos cinéfilos do Brasil inteiro que não podem acompanhar pela TNT e nem pela internet, por não terem nenhum dos dois em casa ou por estarem viajando – meu caso. Alias, esse texto tem uma indignação em dobro, pois é de alguém que perderá a premiação por causa dessa pataquada da Globo. Eu, como milhares de brasileiros, viajarei no feriado para um lugar sem TV a cabo e sem internet (calma, até o fim da semana dou os detalhes de como vai ser para divulgar os vencedores por aqui na segunda,23). Pensei que poderia ver pela emissora aberta. Ledo engano, achar que eles teriam respeito com o público que gosta de cinema.

Sim, é um fato de que o desfile atrai muito mais audiência do que o Oscar e estou ciente disso. Mas se o ibope já está garantido com os desfiles, o que custava vender a premiação para outro canal de televisão só por esse ano? Nada justifica a atitude da Globo perante essa situação. Chega a ser estranho, uma emissora com tantos anos de estrada, que lidera a audiência no país, tomar uma decisão burra como essa – quantos detratores a mais ela já não deve ter arrumado cortando o Oscar?

Minha intenção aqui não é fazer uma cruzada anti-Globo ou coisa do tipo, até porque sabemos que esse negócio raramente resulta em alguma coisa. Mas fica aqui a indignação de um cinéfilo que mais uma vez foi desrespeitado pela – atualmente – maior emissora do Brasil, por uma decisão simplesmente deprimente…

___________________________________________

Obs.: Como Pablo Villaça disse em um ótimo texto no seu blog, talvez se Angelina Jolie aparecer com a bunda de fora na premiação a Globo repense sua decisão.

Anúncios

3 comentários sobre “E o Oscar vai para… O Carnaval 2009!

  1. Para mim toda a situação é vergonha, não por odiar o carnaval (e toda aquela coisa dos desfiles), mas por desrespeitar mesmo os cinéfilos que não tem como assistir a cerimônia de outra forma…

  2. Oi sou nova por aqui e gostaria de saber se vcs conhecem algum site que vá transmitir a entrega do Oscar 2009 na integra? E se essa transmissão terá tradução em português?
    Preciso muito saber disso, pois não tenho tv a cabo e este ano as indicações estão muito boa, pois na minha opinião não há um filme favorito mais vários…..
    SE ALGUÉM PUDER ME AJUDAR, AGRADECERIA MUITO….
    BJS

  3. Eliane, para acompanhar a premiação pela internet, tem o site Just In TV (http://www.justin.tv/), que provavelmente abrirá diversos canais on-line para a transmissão do Oscar.

    Lá, é só digitar “Oscar” ou “Academy Awards” na barra de pesquisa e procurar um canal que esteja exibindo. Não posso te afirmar com certeza quais serão, pois normalmente eles são abertos pouco tempo antes do evento. Ah sim, esses canais não tem tradução simultânea em português, mas se você fizer questão disso, pode procurar a TNT no site também, pois eles disponibilizam vários canais da TV a cabo online.
    Espero ter ajudado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s