FILMES: Kung Fu Panda (2008)

ROAD TO THE OSCARS

Indicado a Melhor Filme de Animação

Gênero: Ação – Comédia
Duração: 88 min
Origem: EUA
Direção: Mark Osborne, John Stevenson
Roteiro: Jonathan Aibel, Glenn Berger
Produção: Melissa Cobb

Enquanto a Pixar sempre tenta revolucionar o mundo da animação a cada ano, criando um mundo de carros, colocando ratos pra cozinhar e um robô que só emite bipes, sozinho na Terra, a Dreamworks segue o ditado “Em time que está ganhando, não se mexe”. Nem todas são uns primores, mas a maioria das animações do estúdio sempre divertem crianças e adultos, cheias de referências pop, músicas bacanas e personagens carismáticos que caem na graça do público (ok, a Pixar também tem esse último). Aqui, temos um gordo e preguiçoso panda.

Po (dublado por Jack Black), é um panda gordo e folgado que trabalha servindo sopas no pequeno negócio do pai, um pato (!!). Ele adora kung-fu e é fã dos cinco furiosos, cinco animais poderosos que são mestres no kung-fu. São eles a tigresa (Angelina Jolie), a cobra (Lucy Liu), o louva-deus (Seth Rogen) e o macaco (Jackie Chan). O mestre deles é o Mestre Shifu (Dustin Hoffman). No entanto, chega o dia em que Oogway, uma tartaruga anciã respeitada, vai anunciar quem é o Dragão Guerreiro, o lutador que derrotará o terrível Tai Lung (Ian McShane). No desespero para ver o anúncio, Po acaba caindo acidentalmente bem no meio do evento, e a tartaruga aponta pra ele. Com a confirmação de que o panda gordo é, de fato, o dragão guerreiro, Mestre Shifu deve treiná-lo o mais rápido possível, para transforma-lo num mestre do kung-fu. Mas isso não será fácil…

Jack Black e Dustin Hoffman formam uma das melhores duplas do ano, dublando Po e Mestre Shifu, respectivamente. Álias, animação é o único tipo de filme que não me incomodo de ver dublado, mas se você quer aproveitar todo o humor e irreverência que Kung Fu Panda tem a oferecer, assista legendado. Black transforma Po no personagem mais carismático da Dreamworks junto com Shrek, o panda é simplesmente hilário e é impossível você não adorá-lo até o final do filme. Dustin Hoffman arrasa como Mestre Shifu, faz um ótimo trabalho que fica ainda melhor mais para o final do filme, quando ele resolve fazer um treinamento pesado com Po e ai é difícil não cair na gargalhada quando os dois estão juntos.

Quanto aos outros: Angelina Jolie ficou ótima como Tigresa, bem melhor do que o seu último trabalho na Dreamworks (a peixe sexy de Espanta Tubarões), deu uma voz perfeita para a personagem, bem superior a versão brasileira, com Juliana Paes. Eu podia passar um tempo falando da dublagem de Seth Rogen, Lucy Liu e Jackie Chan mas o que eu diria?

Os personagens estão apagados demais no longa, são pouco desenvolvidos, aparecem bem menos do que mereciam (Deus do céu, o macaco é Jackie Chan! Como fazem um filme de kung-fu e não dão o espaço merecido para ele?). Mesmo a mais importante dali, a Tigresa, não tem o destaque merecido. E olha que ela tinha uma boa história pra contar. Talvez por esse pouco destaque desses personagens,  a Dreamworks lançou um “apêndice” do filme, direto em DVD, centrado especialmente nos Cinco Furiosos.

Agora, o melhor do filme: a parte técnica. O filme é belissímo e dá um show visualmente. Os planos abertos são de babar, além de cores bem carregadas e preste atenção na sensacional sequência na ponte. Tecnicamente, é a melhor cena de uma animação da Dreamworks desde Shrek Terceiro.

Sem grandes pretensões, Kung Fu Panda diverte crianças e adultos e é um ótimo programa para ver com a família ou amigos num domingo a tarde. Muitos reclamam que a Dreamworks parece não estar preocupada em inovar, sempre traz a mesma fórmula, com o mesmo tipo de humor e etc. Bem, se  as próximas animações do estúdio tiverem essa… hã… “falta de inovação”, quero mais é que fique na mesma…

Nota: 8

Anúncios

3 comentários sobre “FILMES: Kung Fu Panda (2008)

  1. quem dubla o mestre shifu???e os outros 4 furiosos !!
    obs:eu gostaria de saber como é o nome das pessoas brasileiras q dublam!!
    muito obrigada!!

  2. Olá Lucas!
    Então, aí vai os nomes dos dubladores brasileiros do filme:

    Po: Lúcio Mauro Filho
    Tigresa: Juliana Paes
    Mestre Shifu: Leonardo Camillo
    Tai Lung: Sérgio Fortuna
    Víbora: Priscila Amorim
    Macaco: Ricardo Schnetzer
    Garça: Philippe Maia
    Louva-a-Deus: Marco Ribeiro

    Só o panda e a tigresa são dublados por celebridades do Brasil. Todo o resto do elenco é formado por dubladores profissionais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s