ESPECIAL: Vale a pena esperar tanto?

Semana que vem estréia o filme mais esperado do ano: Batman – O Cavaleiro das Trevas. Fãs enlouquecidos, ingressos esgotando com uma semana para o filme chegar, marketing sensacional, último trabalho de Heath Ledger e uma expectativa monstruosa já estão marcados na trajetória deste filme nos cinemas. As vezes, fatores como marketing, um personagem conhecido ou uma continuação de um filme excelente, tornam a expectativa algo absurdo, maior do que o filme. Na hora que finalmente vamos assisti-lo, na maioria das vezes não é o que esperávamos, caso de Homem-Aranha 3, ou, citando um exemplo antigo, O Poderoso Chefão 3, que é ótimo, mas aquém do que muitos esperavam. Em compensação, em certos casos, as expectativas não só são atendidas, como são superadas, caso de O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei e X-Men 2. Agora, o caso mais recente é com Batman. Será que ele dá conta?

Depois do excelente Batman Begins, todo mundo se tranquilizou. Christopher Nolan conseguiu o feito quase impossível de agradar a todo tipo de fã com sua visão realista do mundo do Homem-Morcego. Estava na hora da continuação. O vilão, como ficou claro no final do primeiro filme, seria o Coringa. E o diretor fez uma escolha um tanto inusitada, pegando o ator Heath Ledger para viver o palhaço do crime. Muita gente desconfiou da decisão de Nolan, assim como desconfiaram do peculiar visual do Batmóvel. Quando a primeira imagem oficial do ator encarnando o vilão do filme saiu (imagem essa que consegue perturbar até hoje), todo mundo se assustou: Coringa sombrio como nunca visto antes fora das HQ’s, maquiado de modo bizarro, com um ar de maniáco que assustava. Aí vieram mais imagens, o primeiro trailer, a campanha viral começou de vez e de repente, era um consenso: Batman – O Cavaleiro das Trevas, seria um espetáculo.

A cada dia que se passava, a expectativa aumentava: mais trailers, mais imagens e… a tragédia. Em 22 de janeiro deste ano, Heath Ledger faleceu devido a uma overdose de medicamentos. Todos já tinham visto que sua perfomance no filme aparentemente seria espetacular. Um choque para todos e agora, não só fãs e cinéfilos, mas todo o público ficou ansioso para ver como ele estaria no sua última perfomance.

Agora, está chegando o dia. Batman conseguiu: este mês, tudo está voltado para ele. Sim, tem a obra-prima da Pixar nos cinemas, isso também é muito comentado, mas não mais que The Dark Knight. O marketing do filme já está marcado na história. Uma campanha viral absurda, com direito a máscaras do Coringa sendo distribuídas, maletas sendo deixadas no meio da cidade de São Paulo, uma onda de pessoas “coringadas” no orkut (sim, coringa virou um verbo agora) entre muitas coisas muito peculiares, só aumentaram a vontade dos fãs de ver o filme. Depois de tudo isso… será que no final vai valer a pena?

Quem teve a chance de ver, garante que sim. E pelo jeito, são remotas as chances do filme não ser o que esperamos. Apesar de alguns estarem com expectativas absurdamente altas (meu caso). E isso, as vezes pode estragar um filme. É o caso de Homem-Aranha 3. O filme mal tinha estreado, mas a continuação já tinha data marcada. Seriam três longos anos de espera. Quanto mais a estréia se aproximava, mais a expectativa aumentava em cima do filme. O primeiro pôster oficial foi o comentário da semana, com o Aranha de uniforme negro e cabeça baixa na chuva. O teaser trailer então, nem se fala. Foi o video mais baixado do mês quando lançado. As pessoas estavam malucas e quando chegou já foi quebrando recordes, maaaas… nem todo mundo saiu satisfeito do cinema. O que tinha acontecido? Qual era o problema? O vilões demais? Um roteiro extenso demais com tempo de menos? Personagens demais? Bem, era tudo isso, mais: expectativa demais. Quando a pessoa espera muito um filme, ela parece montá-lo mentalmente, querendo que seja do jeito imaginado, para ser perfeito. Acho que ninguém imaginou a mesma coisa que Sam Raimi para esse filme. Eu particularmente, gosto desta 3ªparte da franquia do herói. Obviamente, é muito inferior aos filmes anteriores, mas não achei uma porcaria.

Mas tem aqueles casos que todo mundo espera loucamente por um filme e quando finalmente o vê, sai do cinema com um sorriso de orelha a orelha. Um exemplo disso é com O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei. Depois de dois filmes simplesmente sensacionais, dezenas de prêmios ao redor do mundo, inúmeras indicações ao Oscar, aclamações de público e critíca e aprovação de boa parte dos fãs (sim, tem alguns bem mais radicais que não gostam do filme), chegava ao fim a que talvez é a melhor trilogia do século XXI até agora. Alta expectativa, já que quem conhecia o livro sabia que ele era espetacular, o marketing fez seu trabalho, com pôsteres espetaculares e trailers que faziam qualquer um roer as unhas de ansiedade. No final de 2003, os cinemas do mundo todo recebiam o último filme baseado na obra de J.R.R. Tolkien.

Foi incrível. Peter Jackson conseguiu fazer algo ainda melhor e mais sensacional do que os filmes anteriores. Todas as expectativas não só foram atendidas, como superadas, Retorno do Rei era, desde aquele momento, uma obra-prima do cinema moderno. E o público concordou com isso: o filme é a 2ªmaior bilheteria mundial da história do cinema, com mais de US$ 1 bilhão e 100 milhões em caixa. E mais: foi indicado a 11 Oscar, e levou todos os 11, incluindo Melhor Filme e Diretor, tem 96% de aprovação no Rotten Tomatoes e é considerado o 13ºmelhor filme da história no IMDB. É… bem melhor do que imaginávamos.

E chegamos a julho de 2008. Está chegando o momento. Dia 18, o público vai descobrir se valeu a pena esperar tanto, se todo o hype que Batman criou do nada, é merecido, se Heath Ledger merece mesmo um Oscar e se Batman – O Cavaleiro das Trevas, é o que esperamos que seja: o melhor filme de HQ da história.

Façam suas apostas! Preparem-se e…

Why so serious? Huahuahuahuahuahuahua…

Anúncios

3 comentários sobre “ESPECIAL: Vale a pena esperar tanto?

  1. Olá!
    Nossa, mal posso esperar pra ver o novo Batman, pelo comentários de quem já viu dá pra esperar quase uma obra-prima, tá, nem tanto …
    Parabéns pelo blog!

    Abraço
    Mateus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s