ESPECIAL: Indiana Jones – Parte 3

Sean Connery se junta a Harrison Ford e interpreta o pai do maior herói do cinema, na aventura mais divertida que Hollywood já produziu. “A Última Cruzada” é o filme preferido de muitos fãs (eu incluso) e termina uma trilogia incrível com a cavalgada no sol poente…

Logo depois do lançamento de Indiana Jones e o Templo da Perdição, Steven Spielberg resolveu completar a trilogia, com a promessa de se desculpar para George Lucas pelo 2ºfilme (que eles de fato não gostaram). Chris Columbus escreveu a primeira versão do roteiro, que envolvia um Rei Macaco e castelos assombrados. Isso foi descartado, por causa de toda a polêmica de como a India foi mostrada no filme anterior, eles não queriam mexer com África novamente. Só a sequência do tanque, que estava no roteiro de Columbus, de fato foi para o filme. Para o McGuffin (apelido dado aos artefatos que Indy tem que buscar em toda aventura), Lucas sugeriu o Santo Graal. Spielberg então deu a idéia de um filme sobre a relação entre pai e filho, deixando a busca pelo artefato em segundo plano, pois ele achava-o muito “etéreo”. O criador de Star Wars também deu a idéia de começar com Indy jovem. Jeffrey Boam e Tom Stoppard foram contratados para roteiristas do que seria o último filme até então.

Para o papel de Henry Jones, o pai de Indy, segundo Spielberg sempre foi de Sean Connery. Algo óbvio no contexto já que o sonho do diretor era… dirigir um James Bond. O clima nas filmagens foi muito tranquilo, Harrison Ford e Sean Connery tinham uma quimica perfeita como pai e filho. Uma curiosidade: Connery é apenas 12 anos mais velho que Ford. Depois que o filme estava aparentemente finalizado, Spielberg e Lucas quiseram fazer mais cenas de ação. Toda a sequência da perseguição com a moto foi filmada depois que o filme estava “pronto” (não estava, já que foram adicionadas mais coisas nele depois). Para a habitual cena de bichos nojentos, dessa vez ratos, foram usados 2.000 ratos, limpos, para evitar doenças. Ratos mecânicos também foram usados. E a “Indy-girl” desta vez foi vivida por Alison Doody. Era Elsa Schneider, uma moça que é mocinha, vilã e mocinha de novo.

Diferente do filme anterior, quando foi exibido para platéias-teste, A Última Cruzada recebeu excelentes critícas. E quando estreou oficialmente, não deu outra: a maior bilheteria da franquia até então, com mais de US$ 474 milhões no mundo todo. Pois é… mais humor e menos clima dark na série havia dado certo.

O fato é que “A Última Cruzada” é a aventura preferida da maioria dos fãs. A sequência inicial que explica desde o medo de cobras até a cicatriz no queixo de Indy, a relação entre pai e filho, as sequências de ação, o antológico encontro cara-a-cara com Hitler, o humor genial e o inesquecível clímax, além da piada interna com o nome de Indy ter vindo de um cachorro, fazem de “A Última Cruzada” o filme mais divertido de assistir dos últimos tempos. Para mim e para muitos, o melhor da trilogia.

E, parecia tão longe mas está aí, nesta quinta, ele está de volta, 19 anos mais velho, mas pronto para uma nova aventura. Porque a história não acabou com a cavalgada no sol poente…

E nessa semana, SEMANA ESPECIAL INDIANA JONES! A última parte do especial, listas, videos e muito mais! Fiquem ligados!

Anúncios

Um comentário sobre “ESPECIAL: Indiana Jones – Parte 3

  1. Muito bacana mesmo essa recapitulação dos filmes anteriores, com crítica e um pouco da história de cada um.
    Eu que não conhecia muito da personagem acabei podendo entender um pouco de toda a “vibe” em relação a sua volta.
    Antes de ler os textos, não tinha visto o primeiro e mal me lembrava dos outros dois… Fiz questão de assisti-los e virei fã da série. Só falta o terceiro!
    Mas então… parece que eu sou a única pessoa do mundo que curtiu mais o segundo :p ehuehueheu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s