TOP 5: As 5 melhores adaptações de HQ’s da Marvel! (e as 5 piores…)

Hoje estréia “Homem de Ferro” (que terá critica por aqui ainda nesse fim de semana), vamos aproveitar esse clima de HQ para fazer um top 5 com as melhores adaptações de HQ’s da Marvel. E álias, poucas vezes vimos algo assim, as adaptações invadiram a telona, todo ano tem um filme da Marvel nos cinemas, é quase uma regra. E “Homem de Ferro” traz uma novidade: será o primeiro com o selo Marvel Films. Sim, agora é a Marvel que faz seus filmes (não é pra menos também…)

Abaixo, as 5 melhores adaptações de HQ’s da Marvel… e as 5 piores. Porque nem tudo é perfeito.

As melhores:

5 – Demolidor: Calma, não me julgue, eu explico porque o filme está aqui. Eu também não gostei dele. Mas depois, dei uma segunda chance e vi a versão estendida. Foi a prova de que o estúdio, vendo o sucesso estrondoso de Homem-Aranha, estragou o filme querendo transformá-lo numa aventura de verão, quando Mark Steven Johnson, o diretor do longa, não o imaginava assim. A versão do diretor é melhor e mais bacana. Apesar das mudanças radicais, como o Rei do Crime, que é negro no filme (não é um preconceito, só achei uma adaptação desnecessária, já que ele é um personagem que não precisava mudar assim), Demolidor é um filme até razoável, por isso ocupa a lanterna da lista. Para ver quando não se tem nada melhor pra fazer.

4 – Blade: O filme já merecia seu lugar aqui pelo simples fato de ter tirado as adaptações de HQ’s do limbo. Como todos sabem, Batman&Robin destruiu qualquer chance de vermos heróis na telona, graças ao seu fracasso em bilheteria, critica e qualidade. Mas Avi Arad, na época o produtor que salvou a Marvel da falência, chegou para a New Line com um filme sobre um personagem, digamos, pouco conhecido da editora, um pouco de terror e ação. Daí nasceu Blade, que não é um espetáculo mas vale a pena ser visto. Ah sim, o personagem foi praticamente imortalizado por Wesley Snipes. Ou você consegue ver uma ilustração de Blade sem pensar no rosto do ator ali?

3 – Homem-Aranha: Com o sucesso de X-Men, a Marvel resolveu levar as telonas o seu grande ícone. O projeto já estava pra ser lançado há quase dez anos e já era considerado um daqueles “projetos amaldiçoados” de Hollywood. Mas em 2002, com Sam Raimi na direção e Tobey Maguire como o herói protagonista, o filme foi enfim lançado e o resultado não poderia ser melhor: mais de 800 milhões nas bilheterias do mundo todo, sucesso absoluto, um marketing absurdo e a aceitação do publico, critica e fãs malucos fizeram de Homem-Aranha um fenômeno.

2 – X-Men 2: Dava até medo pensar no que poderia resultar a adaptação de uma HQ tão difícil e com tantos personagens complexos. Pois Bryan Singer conseguiu e trouxe os X-Men a telona num filme muito bom. O 2º filme era muito aguardado e quando chegou… sensacional! Foi um verdadeiro presente para os fãs, a fidelidade de Singer com o mundo dos mutantes, cenas tiradas diretamente das HQ’s, uma história sensacional e que saiu de uma graphic novel, a cena inicial com Noturno de tirar o fôlego e o final que anuncia o começo da maior saga dos mutantes tornou X-Men 2 a melhor adaptação que a Marvel já fez até…

1 – Homem-Aranha 2: Considerado pela grande maioria o filme de 2004, Homem-Aranha 2 melhorou tudo em relação a aventura anterior. Com as boas criticas e livre de contar origens, Sam Raimi pôde fazer uma aventura espetacular, que envolve ação, romance, comédia e até terror, na cena de Octopus na mesa de operação, com ângulos que remetem a Evil Dead, trabalho famoso do diretor. As mudanças feitas nos personagens (Octopus como um pai para Peter e etc.), o dilema do protagonista e é claro, as espetaculares cenas de ação fizeram de Homem-Aranha 2 inegavelmente o melhor filme da Marvel. Ah sim, a luta no trem para mim é uma das melhores lutas do cinema atual.

E os piores…

5 – Quarteto Fantástico: Apesar de ser uma família, o Quarteto Fantástico não tem uma história “família” também. Mas foi nisso que o filme foi transformado. Para desespero dos fãs, a adaptação do grupo de heróis virou um filme-família, água-com-açúcar e, diga-se de passagem, bem fraco. O Dr.Destino nas telonas é no mínimo…bizarro.

4 – Motoqueiro Fantasma: O lançamento desse filme foi adiado umas 3 mil vezes e parecia que nunca ia sair. Depois de adaptar seus heróis famosos, a Marvel começou a apostar nos personagens menos conhecidos da casa e Motoqueiro Fantasma foi a primeira experiência. Pois é… o filme é bem fraco. Algumas lutas são ridículas, Nicolas Cage não convence como o protagonista e tem algumas cenas que dá vergonha alheia de continuar vendo. Foi dirigido pelo Mark Steven Johnson de Demolidor. Será que a versão estendida salva esse filme também?

3 – Justiceiro: Não era a primeira vez que o anti-herói ia para as telonas. Mas enfim, mais uma vez, não deu. O filme é fraco, Thomas Jane não é mal-encarado o suficiente para ser o protagonista e o filme só funciona nas cenas de ação, que de fato, são boas. E a atuação de Travolta é deprimente. A 3ª tentativa de levar o Justiceiro as telonas sai ainda esse ano.

2 – Hulk: Não adianta falar: Hulk é uma porcaria. É cansativo, chato, destrói o personagem e nesse caso, nem as cenas de ação salvam. Eric Bana foi uma escolha totalmente equivocada para Bruce Banner e Ang Lee errou ao tentar dar uma abordagem dramática ao personagem, já que é de um bichão verde que destrói tudo que estamos falando. Sem contar o próprio Hulk, que tem 7 metros (ao invés de 2 ou 3, a medida oficial da Marvel) e parece feito de borracha. Uma pena. Em julho sai a nova adaptação.

1 – Elektra: O horror, o horror… Acho que a Marvel tem vergonha até hoje de ter esse filme na sua lista de adaptações. Alguém lá deve ter batido a cabeça e sugerido um filme da Elektra e levaram a sério! O fato é que é uma bela e formosa bomba. Uma porcaria, nem ação, nem drama, nem nada salva esse filme. Os efeitos especiais são bizarros e o filme nunca, nunca mesmo empolga. É constrangedor do inicio ao fim.

Vale lembrar Homem-Aranha 3 como um filme ótimo da Marvel (eu gostei sim) e Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado como outro filme ruim. X-Men 3 fica lá no meio-termo. É bom. Mas nem tanto.

Agora, já para o cinema ver Homem de Ferro!

Anúncios

15 comentários sobre “TOP 5: As 5 melhores adaptações de HQ’s da Marvel! (e as 5 piores…)

  1. nossa mas q absurdos se ta falando dizendo q justicero e motoqueiro fantasma são ruins.Foram ótimos filmes com otimo roteiro principalente.E até é perdoável falar q o primeiro filme dos 4 fantasticos é ruim mas o segundo é quase perfeito e o pior de tudo é não achar o que o x men 3 não é um lixo completo a unica coisa boa daquele filme são os personagens mesmo

  2. Eu descordo do comentário do nosso colega anônimo. e concordo em muito com as críticas do site. O Motoqueiro Fantasma, é no máximo “Legalzinho”. Acho que faltou ação, e mais enredo. E aquele “Coração Negro”, foi patético. Nos Gibis o Monstrengo é assustador, e no filme, um boyzinho mal encarado. (rs)
    Já no Justiceiro… Vixi, sem comentário! Quem assistiu aquele do final dos anos 80, com o ator protagonista “Dolph Lundgren”, sabe bem o que eu tô dizendo. A questão é que nem todo mundo sabe dessa antiga versão, mas os fãs da marvel, os curiosos de carteirinha, e interessados em adaptações sim! (Rs) Faltou muita personalidade nessa nova versão. O Justiceiro é um Logan em outra versão! (rsrs) O cara é mal encarado, de pouco papo, as vezes lógico e racional, mas sempre movido pela fúria e sede de vingança. E no novo filme não tem nada disso. O cara é no máximo “estressadinho” Rsrsrs.
    Ótimo o site!!!

    Parabéns!!!

  3. Pra Mim Hulck não esta entre os piores, mais quem deveria estar na lista de piores no lugar do “Gandralhão” seria o demolidor … Aquilo é meio sem noção; Acho que o publico se contenta com pouca coisa Homem Aranha por Exemplo, não adianta a Marvel empacar em um só Filme, além do Mais Homem Aranha é tudo a mesma coisa no 1,2 e 3 Filme mary jane é seqüestrada e no final Aranha salva ela ; qual a graça ? Pra Mim Homem de Ferro esta destruindo qualquer filme ja feito pela Marvel. Com a Chegada de Thor e Capitão A. espero que isso Mude e não podemos esquecer da Org. Mais poderosa; The Avengers; Vem ai para destruir

  4. Pra mim os 5 melhores filmes da marvel é x-men 1,x-men 2,x-men 3 o confronto final e x-men primeira classe

  5. X-men 1,2,3 origens wolverine e X-MEN PRIMEIRA CLASSE São os cinco melhores da marvel e OS PIORES demolidor,elektra,blade ,e o justiceiro esses são muito fracos em comparação a saga “X-MEN”

  6. Homen de ferro barra os filmes da marvel????kkkkkkkkkkkkkkkkk…ilário quem barra a propria marvel e a Disney,a fox…tudo é X-MEN A SAGA INTEIRA

  7. pra mim os 3 primeiros filmes dos x-men são imbativeis !! principalmente o 2 e o 3 . foram os melhores …… logico que x-men 3 deveria estar na lista dos melhores ; pois é um filme muito bom … melhor do que demolidor né ….. em fim á primeira triologia dos x-men pra MIM é a melhor de todas … pois tem o homem de gelo , a vampira , a tempestade etc.. melhor do que os outros filmes que só tem wolverine , wolverine imortal chega né marvel de tanto wolverine !! faz um filme bom com todo o pessoal dos x-men né affs

  8. concordo com o Leandro . os x-mens são imbativeis !!!!! os 3 primeiros filmes são incoparaveis .. x-men o confronto final deveria estar na lista de melhores !!!! .. eu tambem não gostei muito da marvel ter dado como sequencia filmes só do wolverine , e um filme patetico de x-men primeira classe . avaah deveriam ter dado prosseguimento ne filmes como o elenco original dos x-men como : vampira , homem de gelo , tempestade , fera , linse negra , agr sim wolverine . fiquei feliz pois em 2014 vai ter x-men dias de um futuro esqueçido , principalmente porque tera os personagem aclamados de volta !!!!!!!!!! agr sim né ,

  9. veey os x-men são inconparaveis !!!!!!!!!! logico os 3 primeiros filmes 😀 . gosto muito de x-men 2 e x-men o confronto final . veey quem é homen de ferro , demolidor ou ate msm o homen aranha ( que nos filmes mais apanha do que bate ) aos pés dos x-men ? o melhor da Marvel conseerteza é X-men : o filme , X-men 2 e X-men o confronto final ……………

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s